Saúde
Leite materno de mães vacinadas tem anticorpos contra Covid
Campo Grande News
13 de Abril de 2021 - 14:59
Apontada como mais letal, inclusive em pessoas mais jovens, a variante P1 do coronavírus tem mostrado alguns efeitos há várias semanas em Mato Grosso do Sul. Um deles, conforme levantamento feito pela reportagem, é quantidade de pacientes com menos de 60 anos vítimas da covid-19.
Dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde) indicam que cerca de 45% do total de mortes pela doença registradas nos 13 primeiros dias de abril eram de sul-mato-grossenses nessa faixa etária. São 90 pessoas com menos de 60 anos e 110 com mais de 60.
A diferença pode ser vista com maior clareza quando se comparado aos meses anteriores. Em janeiro deste ano, os mais jovens representavam 23% dessas vítimas.
No fim de março, o site já havia reportado que mortes de pacientes sem comorbidades - incluindo não apenas a questão da idade, como também de problemas de saúde - haviam triplicado no Estado.
A relação com a variante foi confirmada pelo próprio secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, que mencionou, à época, que a dificuldade no acesso aos leitos para tratamento também influenciava na alta em óbitos. "Há a variante com quadro mais grave, busca tardia a unidades de saúde e tratamentos precoces sem base científica retardando procura de atendimentos adequados", comentou.
Segundo números do governo estadual, Mato Grosso do Sul se aproxima de 5 mil mortes por covid-19 e já ultrapassa 231,5 mil casos totais da doença.