Saúde
Mato Grosso do Sul encerra ano com mais de 95% na cobertura vacinal preconizada
Ao todo, as campanhas somaram 263.837 doses de imunizantes aplicadas.
Midiamax
07 de Janeiro de 2025 - 08:13
A SES (Secretaria Estadual de Saúde) divulgou nesta terça-feira (7) o balanço de vacinação em 2024. O ano encerrou com mais de 95% da meta de cobertura vacinal preconizada. Ao todo, as campanhas somaram 263.837 doses de imunizantes aplicadas.
Na campanha “MS Vacina Mais Plus”, somou o incentivo financeiro de R$ 1.935.000,00 para fortalecer as ações de imunização nos 79 cidades do Estado. A iniciativa priorizou ações “extramuros” — aquelas realizadas fora das unidades de saúde.
Segundo a pasta, os recursos foram aplicados em custeio provisório das equipes de saúde e à execução de estratégias municipais, como a ampliação do acesso à vacinação em locais de grande circulação.
Dos imunológicos preconizados, há destaque para: BCG, Pneumocócica 10v, Rotavírus, Meningocócica C e Tríplice Viral, também nas campanhas “Aluno Imunizado” e “Cuidar de Quem Cuida”.
Público-alvo
Logo, as campanhas alcançaram o público-alvo, como crianças e adultos. A pasta ressalta que a tendência é que o Estado também alcance o índice para outros imunizantes, visto que os dados disponíveis no painel foram atualizados até o mês de outubro de 2024.
“Em resumo, em 2024, tivemos um avanço nas vacinas de rotina, com boas perspectivas de alcançar as metas de cobertura para a maioria das vacinas do calendário nacional. O trabalho é contínuo e as estratégias têm sido ajustadas para melhorar a cobertura vacinal e garantir a proteção da população. Estamos confiantes de que, com o engajamento de todos, conseguiremos avançar ainda mais em 2025, enfrentando desafios e garantindo a saúde de todos”, conclui o gerente de Imunização da SES, Frederico de Moraes.