Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 30 de Novembro de 2024

Sidrolândia

A 4 dias da prefeita tomar posse, eleição do presidente da Câmara ainda indefinida

Flávio Paes/Região News

29 de Junho de 2021 - 16:26

A 4 dias da prefeita tomar posse, eleição do presidente da Câmara ainda indefinida
Presidente da Câmara, Vanda Camilo e presidente em exercício, Sandro Gonzáles. Foto: Marcos Tomé/RN

Em meio a interpretações divergentes do Regime Interno, a 4 dias da presidente da Câmara, Vanda Camilo, renunciar ao cargo para tomar posse como prefeita eleita, segue indefinida a eleição do novo presidente da Câmara. A prefeita Vanda Camilo esteve na manhã desta terça-feira (29) no Legislativo com o presidente em exercício, Sandro Gonzáles e os demais vereadores.

A prefeita está convencida, com base na interpretação do artigo 19 do Regimento Interno, dos seus advogados, que sexta-feira, quando toma posse como prefeita eleita, será eleito o novo presidente da Câmara. Pelo artigo 19, a eleição do novo integrante da Mesa Diretora em caso de vacância de um deles, será realizada na mesma sessão da renúncia ou na seguinte, que no caso será em 1º de agosto, a primeira após o recesso parlamentar que começa na quinta-feira, dia 1º de julho.

Na interpretação dos advogados ligados ao grupo político da prefeita, na sexta-feira logo após Vanda renunciar ao mandato de vereadora e da presidência, haverá a vacância do cargo. Com isto, caberá ao vereador mais velho, Ademir Gabardo, comandar a sessão solene de posse da prefeita. Se for desejo da maioria do plenário, acontece a eleição do novo presidente.

O presidente em exercício, Sandro Gonzáles, ainda defende o entendimento de que a eleição só deva ocorrer em agosto na volta do recesso.