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Sidrolândia

Alunos vão almoçar na escola e carga horária vai aumentar de 25 para 40 horas semanais

A jornada diária dos estudantes prevê 11 tempos de aprendizagem, com duração de 50 minutos cada.

Flávio Paes/Região News

20 de Novembro de 2018 - 10:42

Alunos vão almoçar na escola e carga horária vai aumentar de 25 para 40 horas semanais

O projeto do ensino médio integral, que será implantado em 2019 na Escola Estadual Catarina de Abreu, vai mudar não só a rotina dos alunos, que ficarão na escola das 7 da manhã às 17 horas, mas exigirá uma postura diferente do professor. A carga horária de disciplinas como matemática, português, aumenta de 25 para 40 horas semanais, além do modelo tradicional de aulas expositivas, os estudantes se dedicarão a desenvolver pesquisas como forma de aprofundamento do conhecimento nestas diferentes áreas de conhecimento.

O Estado terá de investir na compra de equipamentos que faltam para os laboratórios; a estrutura de pessoal vai precisar de reforço, inclusive porque terão de preparar o almoço aos alunos que terão ainda dois lanches. A jornada diária dos estudantes prevê 11 tempos de aprendizagem, com duração de 50 minutos cada. O currículo compreende a Base Nacional Comum e parte diversificada, bem como atividades integradoras – estudo orientado, atividades eletivas e práticas de convivência e socialização.

O ensino em tempo integral é uma das ferramentas pedagógicas que o Governo usa para reduzir os altos índices de evasão escolar e repetência. Conforme levantamento da Secretaria de Educação, em Sidrolândia, o índice de evasão é de 13,2% e o de repetência é de 22,3%, ou seja, de cada 100 alunos, 35 tem que repetir o ano ou abandonam os estudos.

Em 2019 serão inauguradas mais 8 Escolas da Autoria, nas cidades de Coxim, Bela Vista, Caarapó, Jardim, Amambai, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Campo Grande, contando com um adicional de 1.820 vagas. Atualmente são atendidos 4.981 em 16 escolas nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Maracaju, Naviraí e Ponta Porã.

O programa adotado no Estado segue o modelo adotado em Pernambuco desde 2002 e tem objetivo de reduzir o índice de abandono e aumentar a aprovação dos estudantes no ensino médio da rede pública estadual. “Estamos chamando este modelo de Escola da Autoria, porque o objetivo é estimular o protagonismo juvenil em uma educação pautada no jovem e seu projeto de vida, que incentive as publicações de alunos e professores”, informa a secretária de Educação, Maria Cecília Amendola.

*Matéria atualizada para acréscimo de informações.