Sidrolândia
Após 5 dias de apagão, luz volta a aviários que perderam 3 mil frangos
Nas últimas duas semanas, desde o temporal do dia 15, foram 10 dias sem luz, que obrigou os avicultores recorreram a geradores de energia a diesel.
Redação/Região News
27 de Outubro de 2021 - 13:12
Depois de 5 dias de apagão, 8 aviários da região do Serrote que juntos alojam 147 mil frangos, desde às 3 da madrugada voltaram a ter energia elétrica. Nas últimas duas semanas, desde o temporal da sexta-feira retrasada (15), foram 10 dias sem luz, o que obrigou os avicultores a recorrer a geradores de energia a diesel para não perderem nenhum animal pronto para o abate na JBS.
Na propriedade de Fabrício Arantes, 3 mil frangos morreram quinta-feira passada num intervalo de 2 horas, tempo necessário para ele vir na cidade alugar um gerador (ao custo diário de R$ 2.800,00). Ele tem 5 aviários que alojam 87 mil cabeças. Em 4 dias, gastou 650 litros de diesel.
Situação parecida enfrentou Rodrigo Duarte que em 10 dias gastou R$ 8 mil, o equivalente a duas contas de luz. Ele tem 3 barracões com 60 mil frangos. Foram gastos 1.300 litros de diesel nestes períodos de apagões intermitentes. Ele garante que o problema ocorre frequentemente independente de chover ou não. “Está linha de transmissão da Energisa está sucateada e precisa de investimento", afirma.
A fazenda de Fabrício fica a 2 quilômetros da MS-162, há uma estrada cascalhada até a sede. “Não concordo com a alegação da Energisa que a manutenção demorou porque a propriedade é de difícil acesso”, avalia.