Sidrolândia
Com previsão de produzir trinta toneladas, assentados começam a colher urucum dia 30
Está é a terceira colheita da cultura em Sidrolândia que atualmente tem 30 mil pés já na fase produtiva.
Flávio Paes/Região News
22 de Julho de 2020 - 08:33
No próximo dia 30, aproximadamente 60 assentados que se dedicam à cultura, começam a colher urucum, que neste ano deve atingir uma produção de 30 toneladas, quase 30% maior que a de 2019. Desta produção, 25 toneladas (83,33%) tem um comprador certo, a Urucum do Brasil, que vai pagar R$ 5,00 o quilo, livre de impostos e os custos de embalagem, gerando um faturamento bruto de R$ 125 mil. Cada assentado recebe pela quantidade que conseguir entregar.
Em 2018, quando começou a parceria, a empresa comprou 12 toneladas, ano passado, 15 toneladas. A Urucum do Brasil exporta a fruta em pó, usada como corante natural, além de servir como matéria-prima para indústrias cosméticas e farmacêuticas. As demais 5 toneladas produzidas no município os assentados vendem para merenda escolar, comercializam como corante em Campo Grande.
Está é a terceira colheita da cultura do município que hoje tem 30 mil pés já na fase produtiva e com a melhora do preço, mais 20 mil mudas que a partir de 2021 também começam a produzir. A cultura é indicada para pequenas propriedades, como num hectare é possível plantar 600 mudas.
Assista a reportagem em vídeo que conta a história da assentada Marlene Bial, que introduziu a cultura no município e estimulou seus vizinhos a apostarem no urucum.
GENTE QUE DÁ CERTO: Pequenos produtores tornam propriedade produtiva com cultivo de urucumConheça a história da assentada Marlene Bial, que criou associação de pequenos produtores no cultivo do urucum e se tornou símbolo de cooperação no Eldorado. Assista.
Publicado por Regiao News em Terça-feira, 21 de julho de 2020