Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 30 de Novembro de 2024

Sidrolândia

Endividado e ainda com sequelas do Covid, assentado faz rifa de leitão, bezerro e até cachaça

Alexandre Sabala, assentado do Nazaré, passa por dificuldades financeiras e conta com o dinheiro arrecadado numa rifa para pagar as contas.

Flávio Paes/Região News

18 de Julho de 2021 - 21:56

Endividado e ainda com sequelas do Covid, assentado faz rifa de leitão, bezerro e até cachaça
Alexandre Sabala. Foto: Divulgação

Recuperado desde a primeira semana de junho, mas ainda sofrendo as sequelas da Covid-19, Alexandre Sabala, assentado do Nazaré, passa por dificuldades financeiras e conta com o dinheiro arrecadado numa rifa para pagar as contas ou pelo menos parte dos compromissos financeiros em atraso.

O sorteio da rifa está programado para 8 de agosto, Dia dos Pais. Os participantes concorrerão a um leitão, um bezerro em idade de desmama, além de produtos da agricultura familiar, como cachaça orgânica fabricada pelos assentados da Fazenda Itamarati. "Tive a ideia com alguns parceiros de assentamento. O primeiro sorteado vai ganhar um bezerro, que será doado por mim. O segundo sorteado vai levar um leitão, que um amigo doou. Já o terceiro vai ganhar uma cesta com produtos orgânicos produzidos por nós, inclusive uma cachaça artesanal".

Alexandre, que sofre com a obesidade (pesa 200 kg), ainda enfrenta dificuldades respiratórias. Fica cansado ao menor esforço físico, o que o impede de trabalhar. "Com a pandemia ficou difícil vender a produção de legumes e mandioca, que foi afetada ainda pela seca. As contas acumularam", relata. Com restrições do crédito, fica sem acesso as linhas de crédito do Pronaf.

Alexandre começou a sentir os sintomas dia 14 de maio e 5 dias depois testou positivo. Dia 25 passou pela UPA, ficou três dias internado. Como seu quadro não melhorou, recorreu a UPA das Moreninhas e três dias depois foi internado no Hospital Regional, na véspera do seu aniversário de 40 anos. Tomou a medicação, fez fisioterapia e após 8 dias, voltou pra casa. Além dele, a irmã e o tio, que moram com Alexandre na sede do Assentamento, também pegaram Covid-19, mas não precisaram se internar.

"Eles não precisaram ser internados como eu, mas também tiveram alguns efeitos negativos, como cansaço excessivo e falta de ar". Cada rifa custa R$ 10,00 e a compra deve ser feita com próprio Alexandre por meio do telefone (67) 99293-6392.