Sidrolândia
Mais de 15 mil devem passar pelo cemitério no Dia de Finados em Sidrolândia
Desde as primeiras horas desta quarta-feira (2), Dia de Finados, a movimentação é intensa no cemitério São Sebastião.
Marcos Tomé/RN
02 de Novembro de 2022 - 10:23
Desde as primeiras horas desta quarta-feira (2), Dia de Finados, a movimentação é intensa no cemitério São Sebastião, localizado na Avenida Mato Grosso em Sidrolândia. Estima-se que mais de 15 mil pessoas, entre a véspera do feriado e durante todo o dia hoje, visitem entes e amigos sepultados no campo-santo.
Para facilitar a visitação dos túmulos, a Secretária de Administração implantou um sistema inédito de localização de sepulturas por meio do mapeamento do cemitério com identificação de quadra e número do jazigo usando o nome como referência. Ao longo do dia, uma estação de atendimento instalada numa tenda no pórtico de acesso do São Sebastião orienta os visitantes com dificuldades de localizar a sepultura de seus entes.
A prefeitura revitalizou o cemitério com novo paisagismo, construção de calçadas nas vias de circulação interna, sinalização e o já citado, sistema de informatização de cadastramento. Uma tenda de 242 metros quadrados foi montada no final do calçamento onde foi realizada a Santa Missa, ministrada pelo pároco, Frei Junior Rosa.
Missa
Cerca de 400 pessoas participaram da celebração da Santa Missa de Finados dos fiéis defuntos que teve inicio por volta das 7h30. Para a Igreja católica não se trata de um feriado qualquer, mas de uma oportunidade de rezar pelos entes queridos que buscam a plenitude da vida diante da face de Deus.
O Dia de Finados para os cristãos é uma data para rezar por quem já morreu. Nessa oração, o pedido é que as almas que estão no purgatório aflitas, esperando o momento de entrar para o Reino dos Céus, tenham consolo e seu tempo no purgatório possa ser reduzido.