Sidrolândia
Músico desde os 14 anos, Fernando Rique se considera chamamezeiro da ‘Nova Geração’
Natural de Sidrolândia, Fernando conta que sempre gostou dos palcos.
Redação/Região News
26 de Outubro de 2022 - 15:16
Com sangue artístico nas veias, Fernando Henrique da Silva Ruis, conhecido nos palcos como Fernando Rique iniciou sua carreira aos 14 anos de idade. Ele que vem de uma família de músicos, se considera um dos defensores da cultura do Chamamé, representando a “Nova Geração”. Natural de Sidrolândia, Fernando conta que sempre gostou dos palcos. Com o passar do tempo, foi se profissionalizando e hoje anima bailes por diversas cidades sul-mato-grossense, principalmente em barzinhos de Campo Grande, onde ele afirma ser “a capital do chamamé”.
Sanfoneiro, apaixonado por chamamé, Rique afirma que o estilo musical representa “tudo em sua vida” e que foi a partir dele que muitas portas se abriram. O amor pelo ritmo também permitiu que o músico transcrevesse o amor pela filha, Eloah. Em sua composição mais recente lançada no Youtube, Fernando faz uma singela homenagem a filha, que inspirou não só as notas, mas o nome da música. Confira aqui a música.
Chamamé é um estilo musical tradicional da província de Corrientes, Argentina, apreciado também no Paraguai, Uruguai e Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. É considerado uma expressão artística que tem elementos da cultura indígena guarani, afro-americana e europeia.
Para entrar em contato com Fernando basta entrar em contato através do telefone (67) 99973-5429 e acompanhar as redes sociais do sanfoneiro, Instagram (@fernando_riquee) e Facebook (Fernando Rique).