Sidrolândia
Nelinho assume Previlândia com desafio de regularizar certificação e garantir ressarcimento de R$ 14 milhões do INSS
Entre as prioridades está a obtenção do Certificado de Regularidade Previdenciária
Flávio Paes/Região News
12 de Julho de 2021 - 13:47
Empossado no cargo na semana passada, o ex-vereador Nélio Paim, terá vários desafios na administração do Instituto Municipal de Previdência (Previlândia). Entre as prioridades está a obtenção do Certificado de Regularidade Previdenciária que desde a construção da sede da autarquia, em 1998, precisa recorrer à Justiça, para obter o CRP por meio de liminares a cada 6 meses. Sem este documento, a Prefeitura não conseguiria assinar contratos de financiamentos como os assinados ano passado (Finisa e Avançar Cidades).
Nelinho explica que o Previlândia não consegue a regularização porque no ano da construção do prédio onde funciona, os gastos administrativos ultrapassaram os 2% da receita. “Acredito que o investimento na construção do prédio se converteu num aumento do patrimônio do instituto”, lembra.
Outra prioridade é conseguir a compensação do INSS, pelo pagamento de aposentadorias e pensões a servidores que se aposentaram pelo Previlândia, mas contribuíram a maior parte do tempo para a Previdência Social. Num cálculo inicial, este ressarcimento seria de R$ 14 milhões.
O Previlândia precisa adotar algumas medidas de modernização da gestão, para ter condições de ampliar as alternativas de investimento do saldo de caixa, com possibilidade inclusive na Bolsa de Valores e no exterior.