Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 23 de Novembro de 2024

Sidrolândia

Prefeitura decreta calamidade para viabilizar apoio do Estado na manutenção de estradas

Vanda Camilo, decretou situação de calamidade pública por 180 dias em função dos estragos provocados pelas chuvas.

Redação/Região News

21 de Março de 2023 - 16:15

Prefeitura decreta calamidade para viabilizar apoio do Estado na manutenção de estradas
Prefeita Vanda Camilo. Foto: Lucas Martins/Região News

A prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, decretou situação de calamidade pública por 180 dias em função dos estragos provocados pelas chuvas registradas desde o início. O decreto, que deve ser homologado nesta quarta-feira (21) pela Assembleia Legislativa, vai abrir caminho para uma parceria com o Governo do Estado que planeja lançar um plano emergencial para recuperar estradas vicinais estratégicas ao escoamento da produção da safra de soja que está sendo colhida.

Além de dificultar o tráfego em várias estradas e travessões, as chuvas comprometeram a estrutura da ponte sobre o Rio Vacaria que foi interditada por medida de segurança. Por conta da interdição, até agora não foram iniciadas as aulas na Escola Municipal Ariano Suassuna, no Assentamento Barra Nova. A Prefeitura vai pedir apoio do Estado para reforma da estrutura de 60 metros de extensão.

0 relatório da Defesa Civil Municipal, que serviu de base para a decretação da calamidade pública, mostra que neste ano choveu 460 milímetros, ante os 147 mm computados em igual período do ano passado.

O decreto da calamidade dá a prefeita poderes para dispensar licitação para contratação de serviços, equipamentos necessários as intervenções necessárias para recuperar os estragos.