Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 23 de Novembro de 2024

Sidrolândia

Projeto garante a jovens da zonal rural acesso a oficinas de música, esporte e saberes da terra

Na semana passada foi encerrada a oficina de capoeira, atividade escolhida pelos próprios jovens que moram numa região sem acesso à internet.

Redação/Região News

20 de Novembro de 2022 - 20:10

Projeto garante a jovens da zonal rural acesso a oficinas de música, esporte e saberes da terra
Foto: Região News

Um grupo de 30 adolescentes de 12 a 17 anos residentes no Assentamento Alambari, comunidade rural a 55 km da área urbana, na divisa de Sidrolândia com Nova Alvorada do Sul, encerraram a primeira das 3 oficinas previstas no Projeto Fortalecendo Vínculos, custeado com recursos captados (via edital) junto ao Banco Itaú no montante de R$ 250 mil.

Na semana passada foi encerrada a oficina de capoeira, atividade escolhida pelos próprios jovens que moram numa região sem acesso à internet. Por 4 meses eles precisaram enfrentar a cada 15 dias até 50 km de distância em estradas em épocas de chuva intransitáveis para chegar ao local do projeto, o salão paroquial da Comunidade São Marcos.

O micro-ônibus da Secretaria de Assistência Social garantiu o transporte dos jovens.

Na semana passada o encerramento da oficina de capoeira, ministrada pela técnica Lauane Ramires, que também é capoeirista, teve a participação do Grupo de Capoeira Quilombo, de Campo Grande, dos mestres Ligeirinho e Adilson.

Os pais orgulhosos acompanharam o evento que teve um sentido de iniciação na capoeira, símbolo de resistência negra diante da escravidão. Segundo a secretária de Assistência Social, Aletânia Ramirez, ano que vem será iniciada a segunda oficina, a de música, com iniciação em violão.

Os instrumentos já foram adquiridos. A terceira oficina será a de Saberes da Terra. "A prefeita Vanda Camilo (PP) tem nos dado toda o respaldo para estes e outros projetos sociais. Confira a reportagem em vídeo.