Sidrolândia
Reunião dia 27 define convênio para instalação de cursos da UEMS em Sidrolândia a partir de 2023
O município vai oferecer as instalações, disponibilizar pessoal administrativo e custear o pagamento dos professores.
Redação/Região News
22 de Julho de 2022 - 13:15
Está programada para o próximo dia 27, às 14 horas em Campo Grande, reunião dos representantes da Prefeitura de Sidrolândia com o reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Laércio Alves, para definir o convênio que garantirá a oferta na cidade de dois cursos superiores da instituição. O município vai oferecer as instalações, disponibilizar pessoal administrativo e custear o pagamento dos professores.
Já foi aprovado pela Câmara de Ensino, a implantação do curso de tecnologia em logística, com dois anos de duração e uma pós-graduação em educação especial. Para chegar a última instância de deliberação da universidade, será necessária a formalização do convênio.
A ideia é promover vestibular no fim do ano e iniciar as aulas no próximo ano letivo. No caso do curso de logística, serão aproveitados os professores do campus de Jardim, onde o curso é oferecido. Em princípio não foi aprovado curso semipresencial de tecnólogo em agroecologia.
Luta antiga
A luta pela implantação de cursos superiores presenciais oferecidos pela UEMS foi encampada pelo deputado Gerson Claro, que promoveu uma audiência pública fez gestões junto ao Governo do Estado. O resultado foi a criação ano passado de uma comissão no âmbito da Universidade que estudou a viabilidade da implantação de cursos da UEMS em Sidrolândia.
Os técnicos estiveram na cidade, visitaram duas escolas municipais, Pedro Aleixo e Porfiria Nascimento, onde poderão ser disponibilizadas salas para abrigar os cursos. “Estamos dando um primeiro passo com o curso de logística. Mas certamente vão continuar empenhados em buscar outras áreas de formação”, destaca o deputado.