Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 24 de Novembro de 2024

Sidrolândia

Sem aulas presenciais até outubro de 2021, alunos das escolas municipais não atingem meta do Ideb

O desempenho dos estudantes, na avaliação da Secretaria Municipal de Educação foi afetado pela pandemia que em 2020 e até outubro do ano passado,

Redação/Região News

18 de Setembro de 2022 - 19:31

Sem aulas presenciais até outubro de 2021, alunos das escolas municipais não atingem meta do Ideb
Alunos da rede municipal. Foto: Leoni Marcos/RN

Os alunos das escolas municipais de Sidrolândia, do 1º ao 5º ano e do 8⁰ e 9⁰ ano do Ensino Fundamental, tiveram média abaixo de 5,9 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) prevista para 2021. Os alunos dos dois ciclos tiveram média 4,9, nota melhor que a de 2019: 4,8 das séries iniciais e 3,0 das séries finais.

O desempenho dos estudantes, na avaliação da Secretaria Municipal de Educação foi afetado pela pandemia que em 2020 e até outubro do ano passado, impediu as aulas 100% presenciais. No primeiro ano da pandemia só houveram aulas remotas. O sistema se manteve no 1⁰ semestre do ano passado.

De julho a outubro, foi adotado o sistema híbrido, com 15 dias de aulas remotas e 15 presenciais. As provas de proficiência em matemática e português foram realizadas em outubro do ano passado. Os resultados divulgados na última sexta-feira (16) pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostram que a taxa de aprovação do 6º ao 9º ano ficou em 90,9%.

Os alunos obtiveram média 5,7de matemática e português, atingindo 4,7 de nota do Ideb. No caso dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, a aprovação ficou em 93,4%, com nota de 5,23 de português e matemática; 4,9 de Ideb. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007, pelo INEP, para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Nele, o índice é calculado pela taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de proficiências nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O IDEB agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do INEP, a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas de ensino.

Nota do IDEB - 4º e 5º ano

* 2005 – 3,7

* 2007 – 4,0 – meta - 3,8

* 2008 - 4,0 –meta - 4,1

* 2009 – 4,1 - meta – 4,1

* 2011- 4,6 - meta – 4,5

* 2013 – 4,2 - meta – 4,8

* 2015 - 4,9 - meta – 5,1

* 2017 – 5,0 – meta – 5,4

* 2019 - 4,8 – meta - 5,7

* 2021 - 4,9

8º e 9º ano do Ensino Fundamental

* 2005 – 3,5

* 2007 – 3,8 - meta – 3,5

* 2009 - 3,8 - meta – 3,7

* 2011- 4, 2 - meta – 3,9

* 2013 - 3,6 - meta - 4,3

* 2015 - 4,4 – meta - 4,7

* 2017 – 4,0 – meta - 5,0

* 2019 – 3,0 - meta – 5,2

* 2021 - 4,9 - meta - 5,9