SIDROLÂNDIA- MS
Comemoração dos 15 anos da Aldeia 10 de Maio terá maratona de bailão até às 4 da madrugada
No dia 10 de maio, data-marco de fundação da aldeia, o evento comemorativo será aberto às 9 horas, com uma dança típica da etnia.
Redação/Região News
24 de Março de 2025 - 14:26

A comunidade terena da Aldeia 10 de Maio vai comemorar em grande estilo o aniversário de 15 anos a retomada da área que deu origem à aldeia onde moram 50 famílias terena. No dia 10 de maio, data-marco de fundação da aldeia, o evento comemorativo será aberto às 9 horas, com uma dança típica da etnia, seguindo-se às 10h30, o evento protocolar com pronunciamentos das autoridades presentes e ao meio-dia será servido o almoço.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram
A partir das 14 horas começa a maratona de "bailões" animados por três grupos musicais que deve se estender até às 4 horas da madrugada do dia seguinte.
O primeiro grupo a se apresentar a partir das 14 horas, será o Ecos do Pantanal, que surgiu em 2000, mas foi após a gravação do primeiro CD, com a música Aroeira que consagraram a carreira artística dos cantores no Estado.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN
A partir das 18 horas está programada a apresentação do Grupo Mensageiros do Oeste (MDO), que tem dentre seus integrantes o vereador Otacir Figueiredo, presidente da Câmara de Sidrolândia.
Na sequência subirá ao palco 00h00, os Minuanos, um dos grupos musicais mais tradicionais e populares da música gaúcha, com uma longa trajetória que começou na década de 1970. O grupo foi formado em 1971 na cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul, por músicos que se reuniram para tocar em bailes e festas da região.
Os membros originais do grupo eram Gelson Oliveira da Rosa (acordeon), Elton Saldanha (vocal e violão), Darcy Alencar (guitarra), Pedro Almeida (baixo) e Ênio Lima da Silva (bateria). O nome do grupo foi inspirado no vento que sopra na região onde eles viviam, o Minuano.
O Grupo Minuano se destaca pela sua habilidade musical e mistura pela de ritmos como vaneiras, chamamés, milongas e polcas.
Em 1983, o Grupo Minuano lançou seu primeiro álbum, "Minuano". O disco foi um sucesso de vendas e marcou o início de uma série de álbuns que fizeram muito sucesso nas décadas seguintes. O grupo também participou de diversos festivais e eventos culturais, levando a música gaúcha para todo o Brasil e para outros países.
Atualmente, o Grupo Minuano continua em atividade, com uma formação renovada, mas mantendo a tradição e a qualidade musical que os tornou uma referência na música gaúcha.