SIDROLÂNDIA- MS
Saúde recebe 1.180 doses de vacina contra influenza que começa ser aplicada dia 7
A vacinação começa dia 7 de março e o dia D está programado para o dia 10 de abril.
Redação/Região News
25 de Março de 2025 - 14:13

Sidrolândia receberá 1.180 doses de vacina contra influenza na primeira remessa programada pela Secretaria Estadual de Saúde que recebeu do Ministério da Saúde 84 mil doses. A vacinação começa dia 7 de março e o dia D está programado para o dia 10 de abril.
Ano passado a cobertura vacinal contra influenza ficou em 36,1%, com aplicação de 5.683 doses, sendo 5.213 da dose única; 304 de 1ª dose e 166 da 2ª.''
De acordo com o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, os coordenadores municipais já foram orientados sobre o planejamento da campanha.
“Estamos prontos para iniciar a vacinação assim que as doses chegarem aos municípios. É fundamental que cada cidade siga as recomendações do informe técnico da estratégia de vacinação contra a Influenza do PNI (Programa Nacional de Imunizações). A vacinação visa proteger a população contra os impactos da Influenza, especialmente em grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com comorbidades”, destacou Moraes.
A Secretaria Estadual de Saúde reforça a importância de todos os habitantes se vacinarem para garantir a saúde coletiva e minimizar os riscos de infecções respiratórias neste período. Os municípios devem organizar a logística de vacinação conforme a demanda local, e a SES acompanhará de perto o andamento da campanha para assegurar que todos os cidadãos tenham acesso à vacina.
Além das vacinas recebidas em MS, serão distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde mais de 1,1 milhão de seringas e agulhas, garantindo a estrutura necessária para a imunização da população.
Público da vacina contra gripe?
Os grupos prioritários para a vacinação contra a gripe pelo SUS são:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
- Trabalhadores da Saúde;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Pessoas que não fazem parte do grupo prioritário podem se vacinar pela rede privada. O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
Como é o esquema de vacinação?
O esquema de vacinação contra a gripe é feito da seguinte forma. Para crianças entre 6 meses e 8 anos de idade: duas doses na primeira vez em que forem vacinadas (primovacinação), com intervalo de um mês e dose única nos anos seguintes; Pessoas a partir de 9 anos: dose única anual.
Em situação epidemiológica de risco, como surtos ou aumento da circulação do vírus influenza fora da temporada da gripe (outono e inverno), pode ser considerada uma segunda dose no mesmo ano para idosos, imunodeprimidos e pacientes com doenças crônicas que prejudicam a resposta à vacina e aumentam as chances de quadros graves (diabéticos, pneumopatas, cardiopatas, entre outros). O intervalo em relação à dose anual é de três meses.
Tomei a vacina no ano passado, devo me vacinar novamente?
Sim. As vacinas contra a gripe são atualizadas anualmente e, por isso, mesmo quem já tomou o imunizante em 2024 ou nos anos anteriores deve se vacinar novamente neste ano. Essa é a determinação da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Posso tomar a vacina da gripe com outras vacinas?
Sim, a vacina da gripe pode ser administrada junto de outras vacinas do calendário de imunização.