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Sidrolandia

Após 6 anos, Mercosul e União Europeia retomam negociações

De acordo com o ministro alemão, Rainer Brüderle, os temas de transporte são importantes

G1

27 de Abril de 2010 - 16:50

O Mercosul e a União Europeia retomaram as negociações para um acordo de comércio, informou nesta terça-feira (27) o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. Segundo ele, as tratativas estavam paradas desde 2004. "O Mercosul já fez concessões. Vamos lá nos próximos dias para ver o que a União Europeia vai fazer", disse ele, acrescentando que o processo acontece em paralelo com as negociações da rodada de comércio de Doha.

Miguel Jorge afirmou, porém, que as negociações com a União Europeia estão em "estágio inicial". "Fizemos concessões na área de industrial e esperamos concessões na área agrícola. É preciso fazer um acordo, mas estamos no começo das discussões. Não esperamos fazer um acordo no curto prazo. É difícil sair ainda em 2010", afirmou ele.

Investimentos

Miguel Jorge se reuniu nesta terça-feira, em Brasília, com ministro da Economia e Tecnologia da Alemanha, Rainer Brüderle, para tratar de investimentos alemães no Brasil. Segundo ele, há interesse de empresas alemãs em investir em infraestrutura no país, o que incluiria os projetos para a Copa de 2014, para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, além de outros setores, como defesa.

Segundo o ministro brasileiro, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) vai ser o ponto de contato entre as empresas alemãs e brasileiras. "Ela fará os contatos necessários para saber quais são os interesses das empresas alemãs e as oportunidades que existem no Brasil. Tomamos decisões para operacionalizar os contatos entre as empresas, não só para Copa e Olimpíadas, mas para os outros projetos", disse ele.

De acordo com o ministro alemão, Rainer Brüderle, os temas de transporte são importantes. "Há decisoes importantes que vão ter de ser tomadas, como sobre o trem de alta velocidade entre Rio de Janeiro e São Paulo. E aí levanta-se a questão se é melhor usar um trem de limitação mais magnética, ou um sistema roda trilho. Ainda estamos trocando impressões", disse ele.