Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 5 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Ary Rigo recebe carinho das comunidades indígenas e distritos de Aquidauana

Maracaju Speed

20 de Setembro de 2010 - 08:27

Candidato ao sétimo mandato na Assembleia Legislativa, Ary Rigo esteve em Aquidauana neste sábado (18/09), quando percorreu aldeias e distritos do município durante o dia, enquanto, à noite, participou de reunião realizada no clube Arpa. Durante o cumprimento da agenda de campanha, Rigo esteve acompanhado do radialista Gugu e sua esposa Daniele Silva, coordenadores da campanha em Aquidauana, do vereador Paulo Severino, de Anastácio, além de lideranças locais. Pela manhã e à noite, o candidato a deputado federal, Reinaldo Azambuja, também participou dos compromissos, bem como o prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman.

O primeiro compromisso do dia ocorreu no distrito de Taunay, na aldeia Ipegue. Ao todo, o distrito de Taunay concentra nove aldeias indígenas. Em reunião no local, representantes das aldeias Imbirussu, Bananal, Lagoinha, Morrinho, Ipegue, Água Branca e Colônia Nova, estiveram presentes. Cerca de 400 pessoas ouviram as propostas dos candidatos Ary Rigo e Reinaldo Azambuja. O candidato a deputado federal enfatizou, em seu discurso, sobre a relação da Funai com os indígenas em Mato Grosso do Sul.

Para Azambuja, a Funai tem de acompanhar mais de perto a realidade das aldeias em todo Estado. “Faço compromisso que, caso eleito deputado federal, vou lutar em Brasília para mudar essa realidade e que a Funai atenda de perto os indígenas, dando assistência, proteção e apoio”, disse, destacando, ainda, a importância de reeleger André Puccinelli no governo para que nos próximos anos as comunidades indígenas sejam beneficiadas pelos programas sociais e de auxilio à produção rural.

Compromisso

Já o deputado estadual Ary Rigo se comprometeu com a população local a tentar resolver o problema do transporte nas aldeias da região. O parlamentar recebeu a reivindicação sob o argumento de que a empresa que realiza o transporte tem atuado com descaso. “Quero ser parceiro nesta questão, para que o transporte seja digno. E meu gabinete está de portas abertas. Quero ser parceiro de vocês”, afirmou.

Piraputanga e Camisão

Na parte da tarde, Rigo fez reuniões nos distritos de Piraputanga e Camisão. Em ambos, lideranças locais pediram que o parlamentar represente as comunidades na Assembleia Legislativa. Em Piraputanga, o primeiro secretário da Assembleia se comprometeu a atuar em duas solicitações. A primeira delas é pedir que a Agência Estadual de Habitação acompanhe de perto o processo de seleção de casas populares, questão cobrada pela população. Em segundo lugar, disse que irá se empenhar em cobrar a instalação de torre de telefonia móvel no distrito, porém, revelou aos moradores que a tarefa não é fácil, pois “as empresas de telefonia celular se baseiam num faturamento mensal mínimo”.

Pressão política

Durante os compromissos nas aldeias e distritos, a coordenadora da campanha de Ary Rigo em Aquidauana, Daniele Silva, criticou a pressão política que essas comunidades sofrem na época de campanha. Segundo ela, alguns moradores chegam a ser chantageados com ameaças, como exemplo, sob pena de não serem contemplados com casas populares. “O tempo do coronelismo e do curral acabou em Aquidauana. Temos que dar um basta nisso e votar com consciência no dia 3 de outubro”, pediu.

Ato político

No último compromisso do dia, Ary Rigo e Reinaldo Azambuja participaram de reunião no clube Arpa, que recebeu cerca de 600 pessoas. Em uso da palavra, o prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman, admitiu que o município enfrenta muitos problemas, mas que os benefícios obtidos por meio de sua administração, como obras de recapeamento e construção de casas populares, deve-se graças a uma rede de apoio que conta com políticos como Rigo, Azambuja e o governador André Puccinelli. E pediu votos para Waldemir Moka e Delcídio Amaral para o Senado, fazendo um alerta. “Votem nesses dois candidatos, porque o candidato Dagoberto não é meu parceiro”, criticou.

Rigo agradeceu o empenho de seus coordenadores de campanha pela reunião promovida em Aquidauana. “Sabendo do empenho deles em pedir votos para mim, aumenta ainda mais minha responsabilidade, não só com eles, mas com o povo de Aquidauana”, considerou, destacando que pretende continuar presente na cidade e atendendo as reivindicações através de Gugu e Daniele. O deputado finalizou seu discurso pedindo votos para seus parceiros. “Peço voto para o Reinaldo Azambuja, político inteligente, trabalhador e de visão. Vai crescer muito na política estadual. Para o Senado, o Moka tem que ser nosso primeiro voto. E para governador, é fundamental para o desenvolvimento do Estado que André Puccinelli tenha mais quatro anos de mandato”, encerrou.