Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Auto escolas terão ulas noturnas

Redação de noticia

17 de Maio de 2010 - 16:52

A partir de hoje as escolas de formação de condutores de todo o País estão obrigadas a disponibilizar 20% de praticas de direção no período noturno. A determinação é firmada pela resolução 347/2010 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Em Mato Grosso do Sul, a exigência agradou grande parte das empresas, condu-tores e fiscalizadores. Entre as vantagens, mais preparo para o trânsito e até aberturas de vagas de trabalho.

O presidente do Sindicato das Auto-escolas de Mato Gros-so do Sul, Wagner Roberto Brado, estima que as escolas devam contratar de 20% a 30% de instrutores. Hoje são cerca de 1,5 mil instrutores trabalhando atualmen-te nas 220 escolas de formação do Estado.

Com a nova exigências, as escolas de formação terão que fazer dois turnos, já que a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) impede que o trabalhador possa fazer mais de oito horas diárias.

AULAS NOTURNAS

Com a exigência de que as empresas devem dispen-sar 20% de todo o curso para as atividades noturnas, agora cabe a cada Estado regulamentar sobre os horários específicos neste período. O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) deve publicar portaria nesta segunda-feira determinando que as aulas práticas devem ser feitas das 19h às 23h.

“A resolução vem para que o condutor tenha contato com essa adversidade de dirigir à noite. São situações como encontrar um carro com o farol alto, uma dificuldade em enxergar a sinalização pouco visível à noite”, explica a diretora de habilitação de educação do Detran-MS, Elizabeth Félix da Silva Carvalho.

Quem cursa aulas para conquistar a primeira via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), deve fazer 20 horas de aula.

Como a nova regra obriga que 20% as aulas sejam feitas à noite, os alunos terão quatro horas de trânsito noturno. Para quem faz aulas para acrescentar uma categoria ou para renovar a CNH, são 15 horas no total e três horas à noite, conforme explicou Elizabeth Félix.