Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 30 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Caarapó realiza posse dos Conselhos Escolares

O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito Mateus Palma e outras autoridades

Assessoria

18 de Agosto de 2010 - 09:30

A prefeitura de Caarapó, através da Secretaria de Educação e Esportes, realizou no último dia 12 a solenidade de posse dos Conselhos Escolares das Unidades Municipais de Ensino. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito Mateus Palma de Farias (PR) e outras autoridades.

Prestigiaram também a cerimônia o presidente da Câmara de Vereadores de Caarapó, Manoel Batista de Souza (DEM), o secretário de Educação e Esportes, Apolinário Candado, o representante da Comissão da Educação da Câmara, vereador Edson Montanhere Baratella (PT), a conselheira Thelma Oliveira Molina que neste ato representou a presidente do Conselho Municipal de Educação, Lucinéa Galbim Gonzalez, a assessora técnica em Políticas Educacionais, Ieda Maria Marran Teixeira, o assessor técnico em Educação Básica, Airton Carlos Larsen, além dos diretores escolares e conselheiros.

Foram empossados os diretores e seus respectivos conselheiros das seguintes escolas: Professor Moacir Franco de Carvalho, Cândido Lemes dos Santos e Rui Barbosa, além dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) Aristides Maciel da Silva, Professor Júlio Ushigima, Dona China, Professor Armando Campos Belo, Rita Tereza de Araújo e Silva (distrito de Nova América).

De acordo com a assessora técnica de Políticas Educacionais, Ieda Maria Marran Teixeira o Conselho Escolar da Rede Municipal de Ensino foi criado pelo Decreto Municipal Nº 029 de 2007 e alterado pelo Decreto Municipal Nº 044 de 2010. O Conselho Escolar é órgão colegiado de natureza deliberativa, consultiva e fiscal composto por representantes da comunidade escolar, na forma de colegiado, promovendo a articulação entre os segmentos da comunidade escolar e os setores da escola, constituindo no órgão máximo de direção.

Ieda Marran disse ainda que o Conselho Escolar tem por objetivo maior, promover a participação democrática no envolvimento de todos da comunidade escolar, contribuindo nas tomadas de decisões e no fortalecendo da gestão escolar. “O Conselho Escolar é constituído por no mínimo seis e no máximo dezesseis membros titulares e igual número de suplentes, exceto o diretor que é membro nato do Conselho”, falou.

Conforme o secretário de Educação e Esportes, Apolinário Candado, os membros do Conselho Escolar, foram escolhidos entre seus pares, mediante processo eletivo, e nomeados pelo ato do prefeito. “É importante que a sociedade saiba que eles terão mandato de três anos, sendo sua função não remunerada por ser considerado seu exercício, relevante para o serviço público”, esclareceu.

O prefeito Mateus Palma de Farias disse que os conselheiros estão de parabéns por aceitar um cargo de extrema importância para o município, mesmo sabendo que não serão remunerados pelo trabalho. “Gosto muito de trabalhar com a ajuda dos conselhos, pois com eles as chances de acertar são maiores. Vejo o conselheiro como um olho lá no seu setor, por isso estou muito feliz de vê-los em uma quantidade que até me surpreendi”, disse.

“Temos conhecimentos das necessidades de cada secretaria e de suas respectivas demandas em todos os sentidos, mas a queda na arrecadação tem nos feito trabalhar de forma mais cautelosa. Esperamos que esse momento seja passageiro e que em breve possamos fazer mais pelo nosso município, porque se tem algo que realiza um administrador são as concretizações das obras”, finalizou o prefeito Mateus Palma de Farias.