Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 16 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Campanha orienta sobre cinto e celular

Blitze antecedem fiscalizações intensivas contra uso de celular ao volante e o não uso de cinto de segurança

Redação de noticia

18 de Junho de 2010 - 16:38

A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e a proibição do uso de celular ao volante foram novamente tema de campanha educativa ontem em Dourados. A campanha, liderada pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), contou com o apoio de diversas entidades e, mais uma vez, constatou que as leis de trânsito são descumpridas no município. Após a campanha educativa, órgãos de trânsito se reúnem para intensificar fiscalização.
De acordo com o gerente regional do Detran/MS em Dourados, Aparecido Dias Duarte, apesar de obrigatório, o cinto de segurança é ignorado por 80% dos condutores, situação facilmente constatada nos trabalhos de fiscalização. "Se você fizer uma pesquisa rápida, irá constatar que, de 100 motoristas, 80 não utilizam o cinto", afirma, ao emendar: "mais do que uma lei de trânsito, é uma questão de segurança".
Outro tema abordado durante a campanha é o uso de telefone celular ao volante, infração bastante comum entre motoristas. "O celular desconcentra o condutor e deixa os reflexos mais lentos. Quem usa celular ao volante percebe a diferença na atenção", acrescenta Aparecido Duarte.
Segundo o Detran, o objetivo com a campanha é formar uma consciência no motorista com relação às regras de trânsito. Ontem, em blitze na região central de manhã e à tarde, foram distribuídos mil panfletos educativos. Agora, a esperança é que este trabalho reflita diretamente na postura dos motoristas daqui para frente. Depois da campanha educativa, os órgãos de trânsito se reúnem novamente, desta vez para reforçar a fiscalização e iniciar um trabalho punitivo.

ESTATÍSTICAS
As estatísticas refletem a falta de conscientização do motorista quanto ao uso do cinto de segurança, que comprovadamente pode garantir a vida do motorista e passageiros em caso de acidente.
De acordo com números do Detran/MS, somente no ano passado 314 motoristas foram multados por não utilizar o cinto de segurança.
A infração, de natureza grave, resulta em multa de R$ 127,69, com cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Quando o assunto é uso do celular ao volante, os números são ainda mais expressivos: em 2009, foram 860 pessoas multadas e, somente de janeiro a maio deste ano, 243 notificações, segundo o Detran.
Neste caso, a infração é de natureza média, com multa de R$ 85 e quatro pontos na CNH.
A campanha educativa realizada em Dourados teve apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e diversas entidades, entre elas o Comitê de Trânsito da Cidade Educadora e o Serviço Social do Transporte (Sest/Senat).