Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 23 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Campo Grande sedia seminário sobre ciberjornalismo

A internet agregou novas possibilidades ao jornalismo e consolidou a redação como um local de convergência.

Ms Noticia

12 de Julho de 2010 - 08:28

A convergência, termo que sintetiza a atividade jornalística na atualidade, será o tema do 2º Seminário de Ciberjornalismo de Mato Grosso do Sul, promovido pelo grupo de pesquisa Ciberjor-UFMS. O evento acontece em 19 e 20 de agosto, tem como tema “A convergência das redações na era da internet” e é aberto a profissionais, estudantes e interessados em comunicação e áreas afins.

O Seminário terá a participação de pesquisadores da área do ciberjornalismo reconhecidos nacionalmente, bem como espaço para apresentação e discussão da produção local sobre o tema, além de oficinas sobre práticas do jornalismo online. Na palestra de abertura, o professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Elias Machado, traçará um panorama sobre a convergência gerada pela plataforma digital. Consultor de órgãos como a Capes, CNPq, SBPJOR, Compôs e Intercom, Machado tem trabalhos publicados na área de teorias do jornalismo, metodologias de pesquisa, jornalismo digital e impresso.

Na parte prática da programação, o evento oferecerá duas oficinas sobre métodos de difusão de informação na internet. O professor universitário e sócio fundador da empresa Marketeria Digital, Lucas Reino, vai explorar o tema “Usando as redes sociais para o jornalismo”. Também professor universitário, o administrador Kenneth Corrêa ministrará a oficina “Como ganhar dinheiro com seu blog”.

Para mostrar a produção local em pesquisa, o Seminário terá dois grupos para apresentação de trabalhos, sendo que o de graduação tem como tema “Ciberjornalismo e convergência” e o de pós-graduação, “Ensino de Ciberjornalismo”. No encerramento do evento, será a vez da professora da Facamp (Campinas/SP) e pesquisadora de jornalismo multimídia, Daniela Bertocchi falará sobre o tema “Ciberjornalismo e web semântica: conceitos, aproximações e desafios”. Há 14 atuando na área de mídia digital e prestadora de serviços na área da arquitetura da informação, Daniela dará enfoque para a web semântica - ou web 3.0 - e para os serviços e tecnologias de terceira geração já em uso, estimulando discussões sobre o futuro da comunicação em ambientes digitais.

A programação completa do evento e outras informações estão disponíveis no site www.ciberjor.ufms.br. Inscrições, tanto para participação como para comunicações também podem ser feitas por meio do site. O 2º Seminário de Ciberjornalismo de Mato Grosso do Sul tem o apoio da FUNDECT, Uniderp e UCDB e patrocínio do Governo de MS. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Mais informações com o coordenador do grupo de Ciberjornalismo, Gerson Martins, pelo telefone 3345-7040 ou pelo e-mail [email protected].