Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Caravana Mais Alimentos MS começa dia 31 em Dourados

O evento, voltado à modernização das propriedades rurais e ampliação da produção familiar, também será realizado em Ivinhema e Campo Grande

Seprotur

18 de Maio de 2010 - 07:16

Com aproximadamente 25 mil agricultores familiares com capacidade natural à linha de crédito do Programa Mais Alimentos, o governo do Estado, por intermédio da Seprotur e Agraer, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e prefeituras municipais, realizam no dia 31 de maio, em Dourados, a 1ª Caravana Mais Alimentos de Mato Grosso do Sul.  O evento, voltado à modernização das propriedades rurais e ampliação da produção familiar, também será realizado em Ivinhema e Campo Grande, respectivamente, nos dias 2 e 4 de junho, das 7 às 17 horas. 
 
          Em Dourados, a Caravana Mais alimentos será realizada no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, também das 7 às 17 horas, com abertura oficial marcada para as 10 horas. Além da modernização, o Pronaf Mais Alimentos também contempla projetos associados à apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, caprinocultura, fruticultura, olericultura, ovinocultura, pesca e suinocultura e a produção de açafrão, arroz, centeio, feijão, mandioca, milho, sorgo e trigo.
 
          Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Paulo Engel – que organiza o evento ao lado da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), MDA, distribuidores, indústrias, Famasul e sindicatos rurais, além de representantes de aproximadamente 30 prefeituras sul-mato-grossenses – a intenção é facilitar e ampliar o acesso ao crédito do Pronaf Mais Alimentos em todo o Estado. “Queremos ampliar a produção de alimentos e a rentabilidade do agricultor familiar”, salienta.
 
          Com este objetivo, explica Engel, a secretária da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, traçou junto ao governo federal e iniciativa privada as parcerias necessárias para a realização da 1ª “Caravana Mais Alimentos” no Estado. “Hoje, infelizmente, muitos agricultores familiares que já possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) desconhecem a existência deste programa, ou, ainda, não contam com projetos voltados à aquisição de equipamentos capazes de ampliar sua produção e rentabilidade”, explicou.
 
          De acordo com o secretário ajunto da Seprotur, a linha de crédito do Pronaf Mais Alimentos  - que possui teto de até R$ 100 mil por produtor - contempla a compra de aproximadamente 2800 equipamentos e implementos agrícolas. Outra vantagem do programa, aponta Engel, são as condições do crédito. “O financiamento possui taxa de juros de apenas 2% ao ano e prazo de pagamento de até 10 anos, com até três de carência”, destaca. 
 
          Paulo Engel conta que para enfrentar este desafio, foi estabelecido um cronograma de trabalho em conjunto com os técnicos da Seprotur, Agraer, MDA, prefeituras e Banco do Brasil, para que possa atrair o maior número de produtores à Caravana Mais Alimentos. Desta forma, foram escolhidas, além de Dourados, Ivinhema e Campo Grande, que recebem o evento, respectivamente, nos dias 2 e 4 de junho. “Queremos reunir todos os agricultores familiares aptos de cada uma destas regiões”, conclui Engel, lembrando que outra grande vantagem do programa Mais Alimentos são os descontos de até 15% para a compra de veículos automotores, máquinas e implementos destinados ao setor. 
 
          Pronaf Mais Alimentos

          Criado em junho de 2008 pelo governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Pronaf Mais Alimentos destina recursos para investimentos em infraestrutura da propriedade rural, gerando as condições necessárias para o aumento da produção e da produtividade da agricultura familiar. Atualmente o programa está em processo de efetivação como política pública permanente.
 
          Construído como ação estruturante, o Mais Alimentos permite ao agricultor familiar investir em modernização e aquisição de mais 2800 itens, em que estão incluídos: máquinas e novos equipamentos, correção e recuperação de solos, resfriadores de leite, melhoria genética, irrigação, implantação de pomares e estufas e armazenagem. De acordo com dados divulgados pelo MDA, em pouco mais de 18 meses de criação, o programa já financiou R$ 3 bilhões, que foram empregados na compra de 26.277 mil unidades de tratores, motocultivadores e 10 mil resfriadores de leite.
 
          Serviço 

          De acordo com o roteiro da Caravana Mais Alimentos em MS, no dia 31 de maio de 2010 (segunda-feira), o encontro será realizado em Dourados, das 7 às 17 horas, com abertura Oficial às 10 horas no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.
 
          Em Ivinhema, o encontro será na quarta-feira (2), das 7 às 17 horas, com abertura oficial as 8h30 horas, no Parque de Exposições Lídia Calabreta Massi. Já em Campo Grande, a Caravana Mais Alimentos será realizada no dia 4 de junho (sexta-feira), das 7 às 17 horas, com abertura oficial às 10 horas, no Parque de Exposições Laucídio Coelho.