Sidrolandia
CGU encontra 720 beneficiados irregulares no INSS de Mato Grosso do Sul
A Controladoria Geral da União (CGU) estabeleceu recomendações para as unidades do órgão nos Estados tomarem providências.
Correio do Estado
14 de Janeiro de 2018 - 18:53
Uma auditoria realizada nas bases de dados da Previdência Social referente aos atos e fatos da gestão praticados na área de concessão, atualização e manutenção de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) constatou que 720 dos 31.055 benefícios previdenciários e assistenciais gerados no mês de março de 2017, foram gerados indevidamente no Mato Grosso do Sul.
A Controladoria Geral da União (CGU) estabeleceu recomendações para as unidades do órgão nos Estados tomarem providências. O pagamento total representa um provável gasto indevido mensal de R$ 25.868.104,29 e anual de R$ 336.285.355,77 para a Previdência Social.
Os gestores terão os próximos 15 dias para construir controles que evitem acumulação indevida de benefícios.
A CGU ainda orientou outras medidas para inibir o pagamento incorreto, como cortar o repasse e cobrar a restituição dos valores, apresentar um plano de ação com metas e prazos para averiguar, dentre os benefícios listados, acúmulos ilegais ou fraudes e acompanhar os benefícios que foram obtidos mediante despacho por decisão judicial.