Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 27 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Com setor em expansão, MS abre Canasul no dia 16

O secretário adjunto da Seprotur (Secretaria Estadual de Produção), Paulo Engel, afirma que à exceção da bacia pantaneira, todo o Estado está apto a produzir cana.

Campo Grande News

03 de Agosto de 2010 - 13:42

Com perspectiva de produzir 37 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2010/2011, Mato Grosso do Sul realiza nos dias 16 e 17 a quarta edição do Canasul (Congresso de Tecnologia na Cadeia Produtiva na Cana-de-Açúcar). O Estado vai se tornar o quinto maior produtor do Brasil. Mas a meta é disputar o segundo lugar no ranking nacional.

“Em breve vamos disputar com Minas Gerais, Goiás e Paraná. São Paulo já se consolidou na liderança”, afirma o presidente da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), Roberto Hollanda Filho.

No Estado, são 21 usinas e há previsão de que um empreendimento em Anaurilândia comece a produzir ainda nesta safra e, num prazo de dois anos, duas usinas passem a funcionar em Eldorado e Costa Rica.

Depois de os planos de expansão esbarrar na crise mundial, o setor se mostra reticente em fazer previsões de crescimento. “É muito prematuro para quantificar. Mas o capital está voltando a circular”, salienta o presidente da Biosul. Na última safra, a produção foi de 23 milhões de toneladas. Na próxima colheita, 70% serão destinados à produção de etanol.

O secretário adjunto da Seprotur (Secretaria Estadual de Produção), Paulo Engel, afirma que à exceção da bacia pantaneira, todo o Estado está apto a produzir cana.

Ele enfatiza que a nova modalidade não afetou a produção de alimentos e carnes.  “Aumentou a produtividade de grãos por áreas”.   Nos planos do governo, o ideal é que o número de usinas chegue a 40 no Estado.

Presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Eduardo Riedel, enfatiza que a maior dificuldade para os produtores é o transporte da cana. “Não posso produzir em Maracaju e entregar em Aparecida do Taboado”, exemplifica. De acordo com ele, a logística de transporte impõe que o produtor só pode vender para as usinas próximas.

Canasul – Nesta terça-feira foi lançado o 4º Canasul. O seminário será realizado nos dias 16 e 17 de agosto, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

Já entre os dias 17 e 19, Campo Grande recebe a Feicana/Feibio, maior feira voltada a empresários do setor no Brasil. Pela primeira vez em uma década, a Feicana será realizada fora de São Paulo.

A estimativa é atrair 15 mil pessoas. A Feicana será realizada no Centro de Exposições Albano Franco. As inscrições para os eventos estão abertas até o dia 10, no http://www.opec-eventos.com.br/canasul