Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 25 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Começa nesta segunda, prazo de matrícula para 702 alunos em escolas estaduais

Quem estiver na lista de designados, deve procurar a unidade escolar entre os dias 08 a 12 de janeiro de 2018 para efetivar sua matrícula

Flávio Paes/Região News

07 de Janeiro de 2018 - 19:25

Desta segunda-feira (07) até sexta-feira (12) é o período para 702 alunos confirmarem matrícula em escolas estaduais de Sidrolândia. No sábado, com um dia de atraso, a Secretaria Estadual de Educação divulgou a designação das escolas para os estudantes que buscaram vagas pela internet pelo Portal da Matrícula Digital.

Quem estiver na lista tem a vaga garantida pelo menos até o dia 12. São 320 alunos para a Escola Catarina de Abreu; 282 para a Sidrônio Antunes de Andrade: 60 para Vespasiano Martins; 40 para a Paulo Firmo e 15, designados para a Escola Estadual Kopenoti. A partir deste ano o ensino médio deve ser oferecido também na Escola Família Agrícola, no Capão Bonito 2.

Começa nesta segunda, prazo de matrícula para 702 alunos em escolas estaduaisA Escola Catarina de Abreu, com maior número de designações (320 estudantes), além do ensino médio, oferece o ensino fundamental. Para atender a demanda do 8º ano, foi aberta mais uma turma com 40 estudantes, já que havia uma demanda de 50 alunos novos, muitos deles oriundo de escolas municipais ou cujos pais, se mudaram recentemente para Sidrolândia, após conseguirem emprego no Frigorífico Balbinos. “Entre uma turma de 28 alunos do 1º ano, optamos por uma classe maior do 8º”, informa o diretor Luiz Antônio Paiva.

Praticamente não há vagas para alunos novos do ensino fundamental, que é responsabilidade da Prefeitura. “Recebi uma senhora que morava em Nioaque em busca de vaga para seus quatro filhos e não tive como atender”, revela. Pais de alunos da Escola Porfiria do Nascimento, preocupados com a possibilidade de neste ano, a escola funcionar, enquanto for reformada, no prédio do antigo Sidrônio Antunes da Andrade (perto da Prefeitura) mostraram interesse por vagas no Catarina, que fica próximo de onde moram.

Para o Sidrônio Antunes de Antunes foram designados 282 alunos (do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio). A Escola Vespasiano Martins, no Distrito de Quebra Coco, teve 60 designações de alunos novos, um incremento de 20% sobre os 300 matriculados ano passado.

O incremento – encerra um ciclo de queda dos alunos da escola, que chegou a ter 600 estudantes antes do fechamento da Usina Santa Olinda em 2013. O crescimento decorre do temor de muitos pais de que a Prefeitura venha fechar a escola municipal do distrito.

Quem estiver na lista de designados, deve procurar a unidade escolar entre os dias 08 a 12 de janeiro de 2018 para efetivar sua matrícula, levando consigo os seguintes documentos:

1) cópia da certidão de nascimento ou casamento;

2) RG para alunos maiores de 18 (dezoito) anos;

3) comprovante de endereço;

4) guia de Transferência (se for o caso);

5) histórico escolar (se for o caso);

6) doador de medula: aluno, pai, mãe ou responsável, apresentar carteirinha ou declaração de doador;

7) doador de sangue: comprovante de doações de sangue dos últimos 2 anos conforme a lei vigente (se o aluno marcou a opção de doador de sangue para aluno, pai, mãe ou responsável);

8) para estudantes com necessidades especiais: apresentar laudo médico específico contendo CID;

9) Carteira de Vacinação para alunos menores de 18 anos (apresentar até 30 dias após a efetivação da matrícula na escola).

No entanto, se o nome não apareceu na listagem, deve aguardar a segunda designação que ocorrerá no dia 14/01/2018.

Remanescentes

Uma segunda designação será feita no dia 14 de janeiro, para preencher as vagas remanescentes. Neste caso, o prazo de matrícula vai de 15 a 19 de janeiro. Em 2018, 35 mil novas vagas foram abertas pelo governo nas escolas da Rede Estadual de Ensino. O número de vagas passou de 270 mil, em 2017, para 305 mil, neste ano.

Neste ano letivo será adotada uma nova regra: os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio que não tiverem obtido média para aprovação em até três matérias, se matricularão na série seguinte (9º e 3º ano, respectivamente). Eles terão oportunidade de passar por novo processo de avaliação destas disciplinas. Confira a relação.