Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 10 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Consumo de soja previne a volta do câncer de mama

R7

19 de Outubro de 2010 - 13:18

Uma dieta rica em compostos de soja, chamado isoflavonas, pode reduzir o risco de recorrência do câncer de mama entre mulheres que já sofreram da doença, segundo uma pesquisa da Universidade de Medicina de Harbin, na China.

Pesquisadores descobriram que sobreviventes de câncer de mama na pós-menopausa que consumiam até 42,3 miligramas por dia de isoflavonas da soja, tinham uma considerável diminuição no risco de voltar a ter a doença, se comparadas com aquelas que consumiam menos, em torno de 15,2 miligramas por dia.

O novo estudo começou em 2002 com 524 pacientes, com idades de 29 a 72 anos, que tinham sido diagnosticadas com câncer de mama em estágio inicial ou avançado e que receberam terapia hormonal depois da cirurgia.

Os pesquisadores mostraram que compostos da planta podem afetar os níveis de estrogênio no corpo. Mas o resultado conflita com trabalhos divulgados anteriormente.

Algumas pesquisas mostram o efeito protetor contra o câncer de mama, enquanto outros mostram que os compostos podem aumentar o risco da doença em algumas mulheres.

Na pesquisa chinesa, entre todas as mulheres que tiveram câncer de mama, o resultado foi positivo para receptores de estrogênio (ou seja, os tumores que cresciam em resposta ao estrogênio), receptores de progesterona (as células cancerosas que foram alimentados pela progesterona) ou ambos, de acordo com pesquisadores.

As pacientes estavam sendo tratadas com tamoxifeno ou anastrozol, duas drogas destinadas para travar o crescimento do tumor, afetando o estrogênio.

Elas também foram convidadas a preencher um questionário que incluía perguntas sobre seu consumo de produtos de soja, incluindo soja, tofu, brotos de soja e farinha de soja.

Os pesquisadores descobriram que a taxa de recorrência foi 12,9% menor entre as pacientes cujas dietas continham mais isoflavonas de soja do que aquelas cujas dietas tinham menos.

Entre as mulheres na pós-menopausa que tomaram o anastrozol, o efeito foi mais acentuado - a taxa de recorrência foi 18,7% menor em mulheres que consumiam mais soja, em comparação com aquelas que consumiam menos.

Em comparação com a população asiática, para que a proteína de soja faz parte da dieta, apenas 37% dos americanos comem alimentos ou bebidas de soja, pelo menos uma vez por mês ou mais, de acordo com o relatório 2010 Atitudes do Consumidor Sobre Nutrição, divulgado nos Estados Unidos.

Mais de 12% das mulheres nascidas hoje serão diagnosticados com câncer de mama em algum momento de suas vidas, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.

Os estudos precedentes examinaram a influência do consumo de isoflavonas de soja em pacientes com câncer de mama, no entanto, pouco se sabe sobre seus efeitos sobre essas terapias, tendo a base de hormônios, afirmam os pesquisadores.