Sidrolandia
Corumbá pode ter sete centros de saúde na Rede Amamenta Brasil
Sete unidades de saúde de Corumbá devem ser credenciadas pelo Ministério da Saúde na Rede Amamenta Brasil.
Redação de noticia
05 de Maio de 2010 - 16:51
É o que informa o médico José Edmar Baltar, coordenador da Rede Amamenta no município, adiantando que o pedido já foi encaminhado ao ministério pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Saúde Pública. Todas cumprem os requisitos necessários para obter o credenciamento. Agora aguardamos somente a visita de uma equipe do ministério para que as unidades sejam integradas à rede, explicou.
Baltar salientou que todas as equipes das unidades candidatas participaram da III Oficina de Formação de Tutores
A Rede Amamenta Brasil é uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na Atenção Básica, por meio de revisão e supervisão do processo de trabalho interdisciplinar nas unidades básicas de saúde. A iniciativa é apoiada nos princípios da educação permanente em saúde, respeitando a visão de mundo dos profissionais e considerando as especificidades locais e regionais.
A rede é fundamental para o aumento dos índices de aleitamento materno, além de pactuar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno a partir da realidade das unidades básicas de saúde. Também é responsável por monitorar os índices de aleitamento materno das populações atendidas pelas unidades básicas de saúde certificadas.
Baltar assegura que Corumbá conta hoje com profissionais capacitados responsáveis pela fomentação da prática do aleitamento materno entre as mães do município, como estratégia de promoção, proteção e apoio à redução da mortalidade materna e infantil por meio do aumento dos índices de aleitamento materno. Além disso, nas unidades de saúde, equipes da prefeitura mantêm constantes oficinas e palestras com foco no aleitamento materno, como a que ocorreu nesta terça-feira (4), na Unidade de Saúde da Família (UBSF) Humberto Pereira.
Unidades
Os centros de saúde que buscam credenciamento no Ministério da Saúde são: Breno de Medeiros, no bairro Popular Nova; Dom Bosco, no bairro homônimo; Gastão de Oliveira, no Maria Leite; Paulo Maisato, no Nova Corumbá; Humberto Pereira, no Nossa Senhora de Fátima; Ênio Cunha, no Cervejaria; e Aeroporto, no bairro homônimo.