Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 1 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Creas realizou concurso em Glória de Dourados

O concurso realizado pelo Creas teve como tema: “Rompendo o Círculo da Violência Contra Crianças e Adolescentes

Demerval Nogueira/Região News

23 de Agosto de 2010 - 10:20

Creas realizou concurso em Glória de Dourados
Creas realizou concurso em Gl - Foto: Demerval Nogueira

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Glória de Dourados, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SASC) promoveu concurso de desenho e redação, parceria com as escolas do município.

O concurso realizado pelo Creas teve como tema: “Rompendo o Círculo da Violência Contra Crianças e Adolescentes”. Conforme explica a coordenadora municipal do Creas, assistente social Ana Paula Andrade, “as crianças concorreram nas categorias de desenhos, enquanto os adolescentes participaram na elaboração das redações”. A assistente social do Creas, Érika Carneiro de Souza destaca, “o objetivo deste trabalho foi capacitar e estimular os jovens estudantes a pensarem sobre a questão com a consciência, pois a violência, tanto a física, assim como, a psicológica ou sexual, são situações que podem acontecer dentro de casa”.

 A pedagoga, psicóloga e 1ª dama Mariângela Vieira Barbosa Athas salientam,               “um dos objetivos do Creas é educar a população em Direitos Humanos e Cidadania”, ela se estende mais e afirma ainda, “este propósito tem sido buscado por meio de ações sócioeducativas, que são voltadas para a população em geral, ações estas que pretendem educar a população na prevenção da reincidência da violação dos direitos, entre outras questões atinentes ao caso”.

A psicóloga do Creas, Isloany Dias Machado dimensiona, “as funções do Creas é instrumentalizar para superação de adversidades por meio de ações psicossociais e jurídicas, de resgate da autoestima e fortalecimento do convívio familiar e comunitário, além de proteger as vítimas de violência, sejam crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas com deficiência e idosos”.

Os serviços e ações sociais do Centro de Referência têm base nos serviços sistemáticos de orientação e acompanhamento psicossocial e jurídico às famílias e ao conjunto dos seus membros, com direitos violados. Objetiva também, realizar atividades que desenvolvam o fortalecimento dos vínculos familiares, as potencialidades e habilidades do conjunto dos seus membros, bem como, identifica e aborda as pessoas em situação de risco social e com direitos violados, por meio da busca ativa. Isloany Dias destaca ainda, “a mobilização e articulação com as instituições que executam atividades com crianças, adolescentes e famílias nas áreas de abrangência do Centro de Referência, também é da nossa competência”.

 O Creas de Glória de Dourados localiza-se nas proximidades da Secretaria de Assistência Social, onde é vinculado, Rua Tancredo de Almeida Neves, s/n, (DEFAP), fone: 3466-1985 e-mail: [email protected].