Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 7 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Delcídio ajuda municípios que sofreram prejuízos com as chuvas

Assessoria

28 de Setembro de 2010 - 16:31

O senador Delcídio do Amaral vai ajudar as prefeituras dos municípios atingidos por temporais nos últimos dias a conseguir, do governo federal, recursos para reconstruir casas e prédios públicos. Desde a madrugada de domingo várias regiões do estado estão sofrendo com vendavais e quedas de granizo, que destelharam centenas de residências e afetou a estrutura de ginásios de esporte, escolas e postos de saúde.

 A situação mais grave é a Três Lagoas - onde pelo menos quatro pessoas morreram – além das cidades de Naviraí, Dourados e Nova Andradina. “Telefonei nesta terça-feira para os prefeitos Zelmo de Brida (Naviraí) e Márcia Moura (Três Lagoas) e o relato que eles me fizeram é impressionante. Em Naviraí, quase 500 casas foram atingidas. Em Três Lagoas, ventos de aproximadamente 100 km por hora, acompanhados da chuva de granizo, deixaram um rastro de destruição em toda a área urbana do município.

Coloquei-me à disposição das prefeituras para interceder juntoà Secretaria Nacional de Defesa Civil e o Ministério da Integração Nacional, no sentido de acelerar a liberação de recursos emergenciais que permitam socorrer às famílias prejudicadas e sanar os prejuízos”, revelou o senador. Delcídio está em Brasília, onde foi acompanhar o julgamento, pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral, do pedido de impugnação da candidatura de seu primeiro suplente, o professor Pedro Chaves do Santos Filho.

De acordo com o senador, poderá ser adotada para Três Lagoas, Dourados, Nova Andradina e Naviraí a mesma solução utilizada quando um temporal destruiu cerca de mil casas em Amambai. “Depois de concluir o levantamento dos prejuízos, as prefeituras deverão decretar estado de emergência ou calamidade pública. Com o reconhecimento oficial dessa situação, é possível solicitar os recursos para reconstruir casas destinadas a famílias de baixa renda, prédios públicos e equipamentos comunitários, como prevê a legislação”, explica Delcídio. Temos que andar rápido, porque o sofrimento das pessoas atingidas é muito grande”, avalia o senador.