Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 26 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Delcídio diz que fábrica em Três Lagoas é vitória de todo o MS

O senador disse que a fábrica de Três Lagoas vai diminuir a dependência do Brasil dos fertilizantes importados

Assessoria de Comunicação

28 de Abril de 2010 - 09:46

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) disse que a confirmação, por parte da Petrobras, de que Três Lagoas vai receber a maior fábrica de amônia e uréia do mundo é uma grande conquista para todo o Mato Grosso do Sul.

“Essa é mais uma grande vitória do governo do presidente Lula, da bancada federal no Congresso, do governador André Puccinelli, da ex-prefeita Simone Tebet, da atual prefeita Márcia Moura, e, acima de tudo, da sociedade sul-mato-grossense, que foi capaz de atrair investimentos de mais de US$ 2,2 bilhões, mostrando a importância do gasoduto Bolívia-Brasil para o processo de industrialização de Mato Grosso do Sul”, comemorou o senador, que participou nesta terça-feira, 27 de abril, na sede da empresa, no Rio de Janeiro, da reunião que oficializou o projeto.

Delcídio, que era diretor de Gás e Energia da Petrobras quando o gasoduto foi implantado, disse estar “especialmente feliz”, com a decisão da empresa.

“Por ter participado do projeto, da construção, da implantação e da colocação em operação do gasoduto Bolívia-Brasil, fico contente em ver que meus esforços como diretor da Petrobras foram fundamentais para garantir mais esse projeto de desenvolvimento ao nosso Estado”, afirmou.

O senador disse que a fábrica de Três Lagoas vai diminuir a dependência do Brasil dos fertilizantes importados.

“A entrada em operação da unidade está prevista para setembro de 2014, com um consumo diário de 2,2 milhões de metros cúbicos de gás natural. A estimativa é produzir 1,2 milhão de toneladas de uréia e 81 mil toneladas de amônia por ano, atendendo as culturas de cana-de-açúcar, milho, algodão , enfim tudo o que está absolutamente alinhado com as necessidades de MS e das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Delcídio destacou também a rapidez com o que o governo do estado respondeu à proposta da Petrobras.

“É importante ressaltar que o governador André se adiantou nas questões dos licenciamentos prévio e da instalação, fundamentais para o início das obras. Isso é muito importante porque o projeto vai viabilizar mais de 8 mil empregos diretos. Imagina o que isso representa para a região do Bolsão, considerando ainda os empregos indiretos que também serão gerados. Além disso, o governo também vai ganhar arrecadando mais ICMS com o aumento do consumo do gás natural boliviano”, lembrou o senador.

Além de Delcídio, participaram da reunião com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e a diretoria de Gás e Energia da empresa, Graça Foster, o governador André Puccinelli, a senadora Marisa Serrano(PSDB), os deputados federais Waldemir Moka (PMDB), Geraldo Resende (PMDB), Marçal Filho (PMDB) e Antônio Carlos Biffi (PT); a ex-prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB) e a atual prefeita do município, Márcia Moura (PMDB).