Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 19 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Dois curitibanos e dois europeus são presos por tráfico de drogas

Um dos presos levava drogas de Curitiba para a Ilha de Malta, no Mediterrâneo. Durante as investigações, em maio, outros três traficantes foram detidos na capital, com LSD

Gazeta do Povo

24 de Junho de 2010 - 13:48

Dois curitibanos e dois europeus, um da Ilha de Malta e uma romena, foram presos na manhã desta quinta-feira (24), na capital paranaense, em uma operação para combater o tráfico internacional de cocaína. Além desses quatro mandados de prisão preventiva que já tinham sido cumpridos pela Polícia Federal (PF), por volta das 10h45, o órgão ainda cumprirá outros três mandados de prisão preventiva e um de prisão temporária em Curitiba.

A Justiça também autorizou buscas e apreensões em 13 residências e empresas, para o recolhimento de documentos e também de drogas. Os mandados foram expedidos pelo juiz da 2ª Vara Federal Criminal, com sede em Curitiba.

A Polícia Federal afirmou que recebeu informações da agência norte-americana de repressão ao tráfico internacional de drogas - Drug Enforcement Administration (DEA) – de que havia um esquema de tráfico de drogas na Europa que teria início no Brasil. As investigações foram iniciadas há três meses e apontaram que um curitibano levava cocaína da capital paranaense para a Ilha de Malta.

O curitibano comprava a cocaína de outros traficantes da cidade e embalava a droga para o envio à Ilha de Malta, segundo a PF. A quadrilha comprava máquinas, como compressores de ar-condicionado, e ele era responsável por esconder a cocaína e tentar viajar com as mesmas.

A Ilha de Malta é um dos arquipélagos que compõem a República de Malta, que se localiza no Mar Mediterrâneo, na Europa. Por isso, a operação foi denominada como “Malta”.

A PF descobriu também que integrantes da quadrilha viajavam da Europa para Curitiba para reuniões com traficantes da capital paranaense. Duas reuniões foram interceptadas, em maio, e três traficantes curitibanos foram presos.
O trio estava com 400 micropontos de LSD. E, neste mês, foram apreendidos 13 quilos de cocaína, que pertencia à quadrilha investigada.

Segundo a PF, os três presos tinham ligações com as pessoas procuradas e presas na operação Malta, porém não eram membros da quadrilha. Eles eram "contratados" para levar cocaína para a Europa.