Sidrolandia
Égua criada em haras de MS é finalista em competição internacional nos Emirados Árabes
A égua tem uma carreira vitoriosa em território brasileiro e também na Europa, para onde foi exportada, ao preço de 120 mil dólares, quando tinha dois anos de idade.
Marcos Tomé/Região News
05 de Janeiro de 2018 - 14:00
Uma égua da raça árabe, criada no Haras Al Jade, de Campo Grande, pertencente ao empresário Moacyr de Almeida Filho, está brilhando numa competição internacional nos Emirados Árabes Unidos. Ametista Al Jade está em quinto lugar e disputa neste sábado a etapa final do campeonato com os outros 10 animais de todo mundo que passaram pelo crivo dos juízes que levam em conta o porte, a postura, além da linhagem. Ela concorre na categoria entre 7 e 10 anos.
A égua tem uma carreira vitoriosa em território brasileiro e também na Europa, para onde foi exportada, ao preço de 120 mil dólares, quando tinha dois anos de idade. Dependendo da sua classificação final sua cotação pode superar a incrível monta de 1 milhão de dólares. Esta performance é motivo de orgulho não só para os sul-mato-grossenses, mas também para todos os criadores brasileiros da raça árabe, destaca o empresário Moacyr Almeida.
Almeida é dono da empresa Vacaria Transportes, concessionaria do transporte coletivo da cidade de Sidrolândia, além de filiais em outros municípios do Mato Grosso do Sul. A empresa, genuinamente sidrolandense, tem negócios ainda no interior do Estado de São Paulo. A paixão pela raça árabe surgiu por intermédio de um amigo que lhe fez um convite para assistir uma competição. Cavalo é minha grande paixão, conta.
O desempenho de Ametista Al Jade nas competições inclui a Copa do Brasil 2010 (campeã prata); campeã júnior, em 2011 na Expogrande; foi top da categoria em Avaré; título na categoria jovem em Praga, República Checa e também em 2013, campeã nas competições da Bélgica.