Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Encontro reunirá cidades que buscam redução de acidentes

Conjuntura On-line

17 de Maio de 2010 - 14:17

Campo Grande vai participar, no dia dois de junho, no Rio de Janeiro, do encontro com todas as cidades do país que recebem a assessoria da GRSP, organização não governamental suíça que presta assessoria com a finalidade de diminuir a violência e aumentar a segurança no trânsito.

Na ultima sexta-feira, representantes da Agetran, Sesau e Ciptran estiveram reunidos com o responsável no Brasil pela GRSP, José Cardita, para traçar as diretrizes que serão deflagradas na Capital.

Durante o encontro, realizado na sede da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, ficou decidido que, a partir de agora, a Agetran, a Ciptran e a Sesau farão um monitoramento mensal dos acidentes de trânsito (com vítimas graves ou fatais). Esse levantamento incluirá dados desde janeiro de 2010.

No mês de junho os órgãos de trânsito da Capital, em parceria com o Samu e o Corpo de Bombeiros, deverão implantar uma ficha de acompanhamento dos acidentes. “Essa ficha busca monitorar e apontar os fatores relevantes de risco dos acidentes, tais como: embriaguez, sinalização inadequada, falta de uso do cinto de segurança ou do capacete”, exemplifica Vera Lúcia de Matos, técnica em educação para o trânsito da Agetran.

De acordo com José Cardita, o mesmo trabalho obteve bons resultados em São José dos Campos, no interior paulista, que conquistou e conseguiu manter uma redução significativa no número de acidentes graves registrados na cidade.