Sidrolandia
Estado inicia pelo Jiboia nesta segunda-feira recuperação de estradas danificadas pela chuva
Segundo o prefeito Ari Basso, haverá intervenção (patrolamento e encascalhamento) dos trechos mais críticos, já que não há recursos para recuperar todos os travessões.
Flávio Paes/Região News
12 de Junho de 2016 - 22:29
Exatos 20 dias depois de firmado o contrato com a Agência Estadual de Empreendimentos (Agesul) a empreiteira Santa Cruz Construções e Terraplanagem, inicia nesta segunda-feira o serviço de recuperação das estradas vicinais nas regiões da zona rural que em março, a Prefeitura decretou situação de emergência depois dos estragos provocados por dois meses de chuva. No sábado as primeiras máquinas da empreiteira chegaram ao assentamento.
Segundo o prefeito Ari Basso, haverá intervenção (patrolamento e encascalhamento) dos trechos mais críticos, já que não há recursos para recuperar todos os travessões. Depois do Jiboia, a etapa seguinte será os assentados Eldorado e João Batista, onde por três semanas foi preciso suspender as aulas porque os ônibus do transporte escolar não conseguiram transpor os atoleiros.
A expectativa é que seja possível recuperar 700 quilômetros de estradas vicinais e travessões. Serão investidos R$ 1.478.584,59 nos melhoramentos que terão de ser executados em 180 dias. Os serviços vão abranger os assentamentos João Batista, Barra Nova, Eldorado, São Pedro, Capão Bonito II; além das regiões da Serra da Urca, Fazenda Lindóia (ocupada por índios terena da Reserva Buriti) e do Serrote.
Na área indígena, a principal via de acesso às aldeias é uma das prioridades. A comunidade ameaçou acampar na Prefeitura se a situação não for resolvida. Há risco de desabamento de uma ponte.