Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 28 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Evento vai debater cadeia produtiva da cana em MS

Interessados em máquinas e implementos agrícolas, usineiros terão disponíveis produtos de gigantes como New Holland e Mercedes Benz.

Correio do Estado

03 de Agosto de 2010 - 15:28

A Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) fez agora pela manhã o lançamento oficial do Congresso de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana-de-Açúcar em Mato Grosso do Sul (o Canasul 2010). O lançamento aconteceu na Casa Rural e reuniu a imprensa e autoridades ligadas ao setor produtivo de Mato Grosso do Sul. Entre os presentes, o presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de MS (Biosul), Roberto Hollanda Filho, o secretário adjunto da Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur), Paulo Engel, e o presidente executivo da União dos Produtores de Bioenergia (Udop) de Araçatuba (SP), Antonio Cesar Salibe.

O Canasul será realizado nos dias 16 e 17 de agosto, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande (MS). O evento é promovido pela Famasul, junto com Seprotur e Federação das Indústrias do Estado de MS (Fiems) e traz assuntos como as mudanças climáticas, a bioeletricidade e o conceito e a metodologia do Consecana.

Palestrantes e debatedores vão discutir características e tendências da atividade que já ocupa 339 mil hectares no Estado, segundo levantamento da safra 2010/11 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Neste ano, a operação de 22 usinas vai processar cerca de 37 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. A maior parte (21 milhões de toneladas) será transformada em etanol, cada vez mais presente na vida do brasileiro e respeitado no mercado internacional.

O presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), Marcos Junk, abre o ciclo de palestras, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes, falando sobre os efeitos da globalização no setor sucroenergético brasileiro. Logo depois, o presidente da Associação dos Produtores de Bionergia de MS (Biosul), Roberto Hollanda, aprofunda a visão do público sobre o mercado regional e a busca pela sustentabilidade na produção.

Diretor de Negócios de Biopolímeros da gigante de plásticos Braskem, Marcelo Nunes, mostra novas utilizações do etanol. Em seguida, o coordenador da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Cid Jorge Caldas, discute o papel do governo federal no desenvolvimento do setor sucroalcooleiro. Werner Semmelroth, da indústria; Ismael Pereira Junior, da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul (Orplana); e Carlos Silvestrin, da Associação da Indústria de Co-geração de Energia (Cogen), fecham a lista de palestrantes do evento.

O objetivo do Canasul, realizado pelo quarto ano consecutivo no Estado, é integrar segmentos fundamentais do setor sucroalcooleiro (produtores, empresários, técnicos, acadêmicos e fornecedores) e oportunizar geração de negócios, apresentando novas tecnologias, avanços dos sistemas industriais e discutindo temas de grande relevância neste segmento como mercado, meio ambiente e logística. As inscrições para o 4º Canasul podem ser feitas até o dia 10 de agosto pelo site www.opec-eventos.com.br/canasul. As informações podem ser obtidas no mesmo site do evento e pelo telefone (67) 3348-8144.

Feira da cana - A expansão do mercado sucroalcooleiro de Mato Grosso do Sul chamou a atenção dos organizadores da maior feira voltada a empresários do setor no Brasil, a Feicana/ Feibio. Pela primeira vez em uma década, o evento será promovido fora de São Paulo, em data concomitante a Canasul. A estimativa é atrair 15 mil convidados até os estandes no Centro de Exposições Albano Franco, em Campo Grande, entre 17 e 19 de agosto.

Como são os organizadores que convidam, o público é altamente qualificado: eles não saem de casa a passeio, saem dispostos a comprar. Interessados em máquinas e implementos agrícolas, usineiros terão disponíveis produtos de gigantes como New Holland e Mercedes Benz.

A feira será na mesma semana em que o Estado discutirá tendências do segmento no Canasul 2010. Nos dias 16 e 17, nomes de peso do mercado e pesquisa sucroalcooleiros estarão no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes. As inscrições para o evento vão até 10 de agosto no site WWW.opec-eventos.com.br/canasul.