Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 16 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Festival Pantaneiro: reunião começa a definir programação

O Governo Municipal de Aquidauana começa a ajustar os detalhes para a edição do Festival Pantaneiro, versão 2010

Redação de noticia

18 de Junho de 2010 - 16:39

Com o tema “Povos Pantaneiros”, o evento teve a data alterada para os dias 12, 13 e 14 de novembro e permanece no parque de exposições Manoel Antônio Paes de Barros. Com o objetivo de fortalecer e valorizar a identidade pantaneira, o Festival traz ao público manifestações típicas da cultura do homem do Pantanal.

A festa trabalhou com diversos elementos culturais, como a gastronomia, o artesanato, a produção de alimentos, a história, os esportes pantaneiros e música. Os shows com Almir Sater, Chalana de Prata e Tostão e Guarani foram destaque. Na arena, os peões de rodeio mostraram sua coragem desafiando touros da tropa de Paulo Emílio. Isso sem falar nas provas típicas de boi parado, futeboi, gincana de lida pantaneira e cadeira da amargura.

Segundo projeções da Policia Militar, no ano passado, cerca de 40 mil pessoas estiveram no local da festa, prestigiando o Festival Pantaneiro.

Nesta terça-feira (15) a equipe organizadora, formada pela Fundação de Turismo, Cultura, Esportes e Gerência de Produção e Governo apresentou o projeto inicial da 2ª edição do Festival ao prefeito Fauzi Suleiman (PMDB).

Para este ano, a organização pretende trazer novidades, como uma mini-fazenda com animais de pequeno porte para atender o público infantil, inserindo as crianças no ambiente pantaneiro.

Outra possível novidade para a edição é a realização do encontro dos chamamézeiros e dos primeiros colonizadores da região pantaneira de Aquidauana.

O evento foi idealizado pelo prefeito Fauzi Suleiman para preencher a ausência de um evento em Aquidauana e que de fato representasse a cultura local. “Conseguimos nosso objetivo principal, que é reunir num único evento todo o conjunto de elementos que compõe a cultura pantaneira. Investimos no Festival muito mais que recursos: mostramos que a alma aquidauanense/pantaneira possui valores antes nunca explorados ou valorizados”, finalizou o prefeito Fauzi.