Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 7 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Fiems adia entrega de bibliotecas em três municípios

Daniel Pedra/Região News

28 de Setembro de 2010 - 14:07

Em decorrência da chuva dos últimos dias, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, teve de adiar as inaugurações das bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi construídas em Chapadão do Sul, Paranaíba e Inocência programada para esta terça-feira (28).

Ele informa que uma nova data para a entrega das três unidades será definida nos próximos dias, assim como o dia em que será inaugurada a biblioteca de Amambai, que era para ter sido realizada na sexta-feira passada (24), mas também foi adiada devido tempo chuvoso.

Na semana passada, Sérgio Longen e o prefeito de Maracaju, Celso Luiz da Silva Vargas, inauguraram, no centro da cidade, a 21ª Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Mato Grosso do Sul.

“Essa biblioteca vai formar pessoas que serão parte da sociedade economicamente produtiva de Maracaju e do Estado”, declarou Longen, reforçando que por meio de ações como essas o Sistema Indústria está contribuindo para levar aos municípios do interior mais educação e cultura, além dos empregos e da qualidade de vida.

Ele informou ainda que a atual Diretoria do Sistema Fiems já entregou, nos últimos três anos, bibliotecas nas cidades de Campo Grande (3), Três Lagoas (2), Dourados (2), Corumbá, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Aquidauana, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Naviraí, Nova Andradina, Costa Rica, Iguatemi, Bataguassu e Rio Brilhante.

“Também vamos inaugurar nos próximos dias a unidade de Amambai e, até o fim do ano serão construídas outras cinco unidades no interior de Mato Grosso do Sul”, disse.

Novas unidades

O presidente da Fiems prevê, que até o fim de dezembro deste ano, já estarão em funcionamento 28 unidades no Estado, que também serão utilizadas para ministrar cursos de capacitação profissional do Senai por meio do EaD (Ensino a Distância) a partir do próximo ano com turmas de até 20 alunos.

Já o prefeito Celso Vargas agradeceu a escolha de Maracaju para receber a 21ª unidade da Indústria do Conhecimento do Sesi em Mato Grosso do Sul.

Ele colocou a Prefeitura Municipal à disposição do Sistema Fiems para futuras parcerias em prol do desenvolvimento do município. “Nós só temos a agradecer ao presidente Sérgio Longen, que estendeu as mãos para Maracaju ao criar um espaço nobre para a educação no nosso município”, pontuou.

Estrutura

As bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi são dotadas com acervo de 1,6 mil livros de diferentes níveis, dezenas de CDs e DVDs, além de dez computadores com acesso à Internet.

Além disso, elas disponibilizam ainda a hora do conto, quando os monitores ou professores usam livros fantoches, dedoches e fantasias para contar histórias para os usuários das escolas que visitam as unidades.

Outros diferenciais são as rodas literárias, que oportunizam o acesso à leitura de todos os usuários por meio de reflexão dos contos, textos, poesias e biografia do autor em estudo, e as gibitecas, que disponibilizam acervo de gibis para leitura no local.

As bibliotecas também dispõem de hemeroteca, onde ficam as coleções de jornais, revistas, periódicos e recortes de textos veiculados em diversos tipos de mídia, da cinemateca, com vídeos educativos, documentários e de lazer, e da pesquisa escolar, com acervo composto de obras nas diversas áreas do conhecimento, contemplando diferentes gêneros da literatura.

Os usuários também podem levar os livros para casa, pois as bibliotecas oferecem condições para empréstimos dos exemplares, sendo possível o empréstimo de um livro pelo prazo de sete dias corridos, em cada unidade o freqüentador tem à disposição o Regulamento do Sistema de Bibliotecas do Sesi, que deve ser observado.

Outra atividade que atrai os usuários são os cursos gratuitos do Projeto Educação Continuada.