Sidrolandia
Fórum debate desafios e perspectivas da Economia Solidária na UFGD
As inscrições podem ser feita até 19 de maio, durante a manhã no LEF (Laboratório de Estudos de Fronteiras)
Assessoria UFGD
18 de Maio de 2010 - 07:02
Nesta quarta e quinta-feira, 19 e 20 de maio, será realizado em Dourados o Fórum de Debate 1 sobre A Economia Solidária na UFGD, desafios e perspectivas para a inclusão social na região, durante os períodos matutino e vespertino, na Unidade 2 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Cidade Universitária.
Na quarta-feira, às 9h, tem início a reunião com gestores e empreendimentos da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária da UFGD e CUFA sobre Potencial Gerador de Alternativas para o Desenvolvimento Local, no Laboratório de Estudos de Fronteiras, no Núcleo de Estudos em Ciências Sociais. Às 14h, serão promovidas as atividades de consultoria para articulação de projetos na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFGD, também no laboratório.
Já na quinta-feira, às 7h30, ocorrerá uma palestra para acadêmicos dos cursos da UFGD e UEMS sobre Cultura e Desenvolvimento, os Arranjos Produtivos Locais na Economia da Cultura, no Anfiteatro da Faculdade de Ciências Humanas (FCH). Enquanto que às 14h serão realizados os trabalhos em grupos com o tema As Tecnologias Sociais e Economia da Cultura. A Interface entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério da Cultura, dessa vez na sala de aula do Curso de Ciências Sociais, na Faculdade de Ciências Humanas (FCH).
As inscrições podem ser feita até 19 de maio, durante a manhã no LEF (Laboratório de Estudos de Fronteiras), localizado no Núcleo de Ciências Sociais da UFGD, e os certificados serão entregues ao final de cada atividade.
A organização do Fórum é da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFGD, Central Única das Favelas de Dourados, Faculdade de Ciências Humanas (FCH), Mestrado em História e Grupo de Pesquisa Gênero, Memória e Identidade (CNPq).
O facilitador do Fórum será Marcus Vinicius Franchi Nogueira, cientista social formado pela Universidade Estadual Paulista UNESP. Sua atuação profissional é como professor de sociologia e coordenador de projetos sócio-culturais e educativos no Terceiro Setor.
No Governo Federal de 2004 a 2008, trabalhou inicialmente na assessoria do gabinete da Secretaria de Inclusão Social (SECIS) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e depois na coordenação de ações da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) do Ministério da Cultura (MinC), sendo o eixo de trabalho relacionado às tecnologias sociais e às alternativas sociais de geração de renda dentro da cadeia produtiva da economia da cultura.
Atualmente está na coordenação do Arranjo Produtivo Local (APL) da cadeia produtiva do Hip Hop, na cidade satélite de Ceilândia. Além de fazer consultoria técnica para a Central Única das Favelas de (MT, DF, MS) e ser representante do escritório Brasília do Circuito Fora do Eixo.
Mais informações
Profa. Marisa de Fátima Lomba de Farias
Acadêmico/estagiário: Tiago (Curso de Gestão Ambiental-LEF)
Acadêmica/bolsista: Lara (Curso de Gestão Ambiental-LEF)