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Sidrolandia

GM venderá maior parte das ações nos EUA e quer atrair varejo

Reuters

23 de Setembro de 2010 - 09:19

A GM (General Motors) destinará a maior parte das ações de sua oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) a investidores norte-americanos e planeja fixar um preço para os papeis baixo o suficiente para atrair compradores do varejo, segundo cinco fontes próximas ao assunto.

O valor da operação da GM deve ser definido nas próximas semanas, mas o mercado avalia que será um dos maiores IPOs da história no mundo, com estimativas alcançando os US$ 20 bilhões.

A GM deve vender cerca de 80% de ações ordinárias na oferta, além de mais de 90% de papeis preferenciais na América do Norte, segundo as fontes.

Após a divisão, as ações podem ser precificadas em entre US$ 20 e US$ 25, segundo as fontes. A faixa de preço é considerada baixa o suficiente para atrair investidores de varejo, que podem responder por até 25% da oferta.

Muitas empresas realizam uma divisão de ações (split) antes da oferta pública para reduzir o preço para entre US$ 10 e US$ 20 por papel. A prática comum tem por objetivo tornar a ação líquida e acessível para compradores do varejo.

O governo norte-americano usou US$ 50 bilhões em dinheiro de contribuintes para a ajudar a GM durante um processo de recuperação da empresa apoiado por Washington. A GM pagou US$ 6,7 bilhões dessa quantia.