Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 6 de Outubro de 2024

Sidrolandia

HR inicia hoje Jornada de Sensibilização de Doação de Órgãos

MS Notícias

27 de Setembro de 2010 - 13:56

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul promove, nos dias 27 e 28, a I Jornada de Sensibilização de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. As inscrições puderam ser feitas até sexta-feira (24) na diretoria de Ensino e Pesquisa do HR, pelo telefone 3378-2517. As palestras são abertas a acadêmicos, servidores e demais pessoas interessadas em obter conhecimentos sobre o assunto.

A programação tem início nesta segunda-feira (27), às 19 horas, com a palestra do professor Silvano Raia, primeiro médico a realizar transplante no País.

Na terça-feira (28) pela manhã, às 8h30, a coordenadora da Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul, Claire Carmem Miozzo, fala sobre a sensibilização para doação de órgãos. Em seguida, o neurocirurgião Joaquim Oliveira Vieira Júnior discorre sobre diagnóstico clínico de morte encefálica.

No período da tarde acontece a palestra “importância da enfermagem no processo de doação de órgãos” e na sequência, a coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Regional, Magali da Silva Sanches Machado, orienta sobre o protocolo de atividades da OPO e a importância do trabalho em equipe. Os telefones para contato na OPO são 3378-2564 ou 8114-4153.

De acordo com a coordenadora da Central de Transplantes, em 2009 foram realizados no Estado 202 transplantes, sendo 180 de córneas, 14 de rins e oito de ossos. Em 2010 o número de pacientes transplantados já soma 151, dos quais 131 receberam córnea, 19 rim e um paciente realizou transplante de osso.

Mais de 530 pessoas em todo o Estado esperam na fila por um transplante, sendo 485 de rim, 33 de córnea e 16 de coração, órgão com menor número de casos transplantados. Nos últimos dois anos nenhuma cirurgia para transplante de coração foi realizada.

Transplantadores

Em todo o Estado existem três equipes de médicos transplantadores de rins, uma de coração, 14 de córnea e uma de osso. Em Campo Grande a Santa Casa possui equipe de transplante de coração, rim, córnea e osso. Na Capital existem mais três clínicas particulares que realizam transplante de córnea, além do hospital São Julião. Em Três Lagoas duas clínicas particulares fazem cirurgia para transplante da membrana ocular.