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Sidrolandia

INSS completa 20 anos com críticas de segurados

Demora no atendimento e desinformação são reclamações frequentes dos trabalhadores

Agência Brasil

01 de Julho de 2010 - 15:05

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) completa nesta quinta-feira (1º) seu 20º aniversário. Órgão responsável pelos pagamentos das aposentadorias e outros benefícios para trabalhadores, o instituto é alvo frequente de críticas dos beneficiários.

A servidora do governo do DF Maria Gorete Silva, de 55 anos, tenta sacar há mais de um mês o salário. Afastada do serviço por uma lesão no joelho, ela vai á agência desde o dia 19 de maio, mas o sistema do local onde ela vai em Brasília não funciona: “ou cai ou fica muito lento”.

- O desencontro de informações é muito grande. Por conta de informação errada, tive que voltar várias vezes. Ninguém sabe informar nada.

A promessa do órgão é agilizar o atendimento dos assegurados. O presidente do INSS, Valdir Moysés Simão, diz que o sistema busca melhorar seu atendimento, mesmo com a adesão sempre crescente de trabalhadores.

- Um dos grandes desafios é a ampliação dos serviços no sentido de atender melhor nossos assegurados.

No ano passado o INSS apresentou crescimento de 82,6% na quantidade de benefícios pagos a usuários urbanos, o equivalente a R$ 2,7 bilhões em 2009.

Segundo o supervisor da agência de Brasília, Luiz José de Souza, cerca de 500 pessoas são atendidas diariamente no local.

- Algumas vezes acontece problemas relacionados ao sistema, o que é normal com qualquer sistema integrado a uma rede.

Ele ressaltou também que os servidores recebem treinamentos para o atendimento e que a instituição está sempre buscando aperfeiçoar o trabalho, de forma a tratar melhor os usuários.

O INSS foi criado em 1990. O novo órgão, autarquia vinculada ao antigo Ministério da Previdência e Assistência Social, era o resultado da fusão dos extintos Iapas (Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social) e INPS (Instituto Nacional de Previdência Social).