Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 30 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Justiça convoca três mil mesários em Dourados

O treinamento dos mesários será de 8 a 28 de setembro

Dourados Agora

19 de Agosto de 2010 - 17:09

A Justiça Eleitoral já está convocando os mesários que vão trabalhar em Dourados no dia da eleição, em 3 de outubro. Este ano pelo menos três mil pessoas estarão envolvidas no pleito em Dourados, Douradina e Itaporã, cidades abrangidas pelos cartórios da 18ª e 43ª Zonas Eleitorais.

O treinamento dos mesários será de 8 a 28 de setembro. A chefe do cartório da 43ª Zona, Milca da Silva Pereira, informou que o treinamento será disponibilizado em vários horários e dias diferentes para que todas as pessoas convocadas possam participar.

Na realidade, a exigência do treinamento se estende apenas ao presidente de mesa e o 1º presidente, mas é importante que todos os convocados participem. Os mesários receberão orientações sobre como proceder no dia da eleição, como lidar com a urna eletrônica e prestar orientações aos eleitores, a conferência, entre outros.

Os convocados que não comparecerem no dia da eleição vão responder processo à Justiça Eleitoral e ainda pagar multa, que pode ultrapassar a um salário mínimo. Para solicitar a dispensa como mesário deve-se encaminhar pedido ao juiz na Zona Eleitoral juntamente com uma comprovação de impossibilidade de trabalhar. No entanto, isso não é garantia de dispensa. O juiz pode avaliar de forma diferente cada caso, aceitando ou não sua justificativa.

TÍTULO

A menos de um mês e meio para as eleições, em Dourados a procura pela 2ª via do título de eleitor aumentou nos últimos dias, diz Milca Pereira. Ela alerta os que extraviaram o documento não deixar para requerer na última hora. O prazo vai até 23 de setembro.

Para emissão de uma segunda via é preciso que o próprio eleitor vá a qualquer cartório eleitoral com um documento de identidade com foto – pode ser carteira emitida por entidade de classe ou de habilitação. Para homens é necessário ainda levar certificado de quitação militar.

A emissão do título acontece na hora. Quem deixou de votar apenas uma vez também pode tirar a segunda via do título. Só fica impedido quem não votou em três eleições consecutivas e não regularizou a situação até 5 de maio.