Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 24 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Justiça da Suíça libera o diretor Romam Polanski da prisão domiciliar

Depois de 7 meses em prisão, o cineasta ganha liberdade.

Cinemacomrapadura.com

14 de Julho de 2010 - 15:15

De acordo com o site Slashfilm, a justiça suíça decidiu libertar o diretor Romam PolanskiO Escritor Fantasma“) de sua prisão domiciliar após decidir pela não extradição do diretor para os Estados Unidos. “Sr. Polanski pode agora se deslocar livremente. Desde as 12h30 desta segunda-feira ele é um homem livre“, declarou o ministro da justiça da Suíça.

A decisão por liberta o diretor teve como base a escolha do governo norte americano em não divulgar para a Suíça o depoimento secreto feito pelo antigo advogado de Polanski, Roger Gunson, em janeiro deste ano. O governo suíço explicou que a decisão de não extraditá-lo “não era questão de decidir se o diretor era ou não culpado, mas sim por persistir dúvidas sobre os fatos apresentados no caso“.

http://cinemacomrapadura.com.br/imagens/2010/07/romanpolanski.jpg

Polanski foi detido em 26 de setembro ao desembarcar em Zurique para participar em um festival de cinema, em cumprimento a uma ordem de prisão emitida pela justiça dos Estados Unidos, onde é acusado de ter mantido “relações sexuais ilegais” com uma menor em 1977. Preso durante dois meses, foi liberado e colocado em prisão domiciliar na residência que possui em Gstaad (Alpes suíços) em 4 de dezembro, após o pagamento de uma fiança de três milhões de euros.