Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 21 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Laudo: curto-circuito causou explosão em bueiro no Rio

Kelman informou ontem que os dois transformadores que ficam no bueiro foram trocados em junho.

Diário Online

01 de Julho de 2010 - 16:15

O laudo preliminar da explosão do bueiro, que feriu dois turistas americanos na terça-feira em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, apontou como causa um curto-circuito.

"Segundo a prova pericial, o que detonou o evento foi exatamente um curto-circuito cuja intensidade estaria em torno de 13 mil volts, ou seja, independente de qualquer outro fator externo, esse evento por si só já seria suficiente pra causar o dano verificado", afirmou o delegado Fernando Reis.

O presidente da Light (concessionária de energia elétrica do Rio), Jerson Kelman, discordou da perícia. "Um curto-circuito por si só não causa explosão. A faísca estava associada a alguma coisa."

Kelman informou ontem que os dois transformadores que ficam no bueiro foram trocados em junho.

O documento pericial também mostrou que não houve vazamento de gás no momento do acidente, ao contrário do que disseram alguns moradores que afirmaram ter sentido um cheiro forte na segunda-feira.

Estado de saúde - A explosão deixou Sarah Nicole, de 28 anos, com 80% do corpo queimado. O marido dela, o americano David James, de 31 anos, teve 30% do corpo queimado, segundo a assessoria da Clínica São Vicente. Seu estado é grave.

Apesar das queimaduras, os dois estão lúcidos e se alimentam via oral, ainda segundo a clínica. O tratamento pode levar de um a dois meses. Os parentes do casal devem desembarcar no País nas próximas horas.

A explosão - O acidente foi registrado por volta das 10h30, de segunda-feira, na galeria da Light localizada na Rua República do Peru, esquina com a Avenida Nossa Senhora de Copacabana. A explosão jogou a tampa do bueiro para o alto, ferindo o casal.

Por meio de nota, a Light informou que está no local fazendo o trabalho de resfriamento da galeria para poder identificar as causas do acidente. Ainda segundo a concessionária, não houve interrupção de energia na região.