Sidrolandia
Linguiça "une" André e Zeca em Maracaju no domingo
André Puccinelli é da terra de uma linguíça famosa e Zeca de uma região onde o arroz de carreteiro é o prato típico
Nicanor Coelho, de Dourados
29 de Abril de 2010 - 09:52
Um nasceu na Toscana, na pequena cidade de Viareggio. Outro, rebento de Porto Murtinho.
André Puccinelli é da terra de uma linguíça famosa e Zeca de uma região onde o arroz de carreteiro é o prato típico. A culinária será a responsável em "unir" num mesmo local e evento os dois homens que vão polarizar a disputa pelo Governo do Estado.
Um encontro público como este pode ser balizador da disputar entre PT e PMDB. Um quer continuar no poder. O outro que voltar.
André e Zeca vão almoçar neste domingo na tradicionalíssima Festa da Linguica de Maracaju, um evento beneficente realizado pelo rotary Clube desde 1994. Em dezesseis anos, a festa sempre reuniu milhares de sul-mato-grossenses de todo o Estado. O sabor é do tempero nascido nas fazendas de gado de Maracaju.
A singular linguiça vai embalar neste ano a política. Muita política estará no cardápio da festa que tem como "rainha" a iguaria que está registrada no Guinnes Book, o livro dos recordes, como a maior linguica do "universo".
Desde o início da semana centenas de voluntários estão preparando vinte toneladas de linguiça, conforme previsão dos organizadores. Enquanto isso, outro tempero vais esquentar a festa: a pólítica. Em discussão os destinos do comando do estado.
Além de Zeca e André já confirmaram presença uma penca de políticos. Desde o vice-governador Murilo Zauith, passando pelo deputado federal Waldemir Moka, que disputará o senado, e uma leira de depudos estaduais e federais, vereadores e outras personalidades.
Maracaju já é a capital da linguiça e agora será o centro das discussões políticas. Muita conversa, inúmeras cervejas rodilhas e mais rodilhas de linguiça e, talvez, até cumprimento entre Zeca e André? Quem sabe?.
Enquanto a expectativa é com o almoço de domingo os menos afoitos por política já vão começar a festar nesta sexta-feira, quando a festa será aberta oficialmente. Até domingo, muita comida, bebida e shows com artistas regionais farão o enredo da festa. São esperados mais de cinco mil pessoas na e os hotéis já estãocom quase todos os leitos reservados.
O Rotary Clube manda avisar para que não pairem dúvidas: a linguiça de Maracaju é um produto confeccionado artesanalmente onde a carne bovina de primeira é cortada a mão, todos os condimentos usados para preparar a iguaria não possuem temperos químicos, são utilizados: salsa, pimenta verde, sal, cebolinha verde. E o segredo está no suco de laranja verde utilizado também no preparo.
O Parque de Exposições Libório de Souza está enfeitado para receber a população e para o encontro entre os dois "governadores". Pelo jeito a festa da Linguiça vai nos revelar além de um pouco da cultura sul-mato-grossense a mistura da polenta com o charque.