Sidrolandia
Lixo e entulho se acumulam pelos bairros e no São Bento praça desaparece na sujeira
O mutirão anunciado em novembro, que levou muita gente a limpar seus quintais, não aconteceu daí a origem do problema.
Flávio Paes/Região News
04 de Janeiro de 2018 - 10:32
Não é preciso muito esforço para constatar: basta um passeio por qualquer bairro de Sidrolândia, para se deparar com um cenário de lixo e entulho acumulado em frente das casas e muito material descartado que pode servir de recipiente para acumular água da chuva, além de um ambiente adequado ao surgimento de focos do mosquito da dengue.
Segundo moradores, o mutirão anunciado em novembro, que levou muita gente a limpar seus quintais, não aconteceu daí a origem do problema. Quem está enfrentando esta situação no seu cotidiano, são, por exemplo, os moradores de uma região do São Bento no entorno de uma praça que fica na Rua Tiradentes, bifurcação com a Rua Tomas da Silva França.
A Praça do Triângulo, como é conhecida, esta praticamente abandonada pelo Poder Público. Palco de visitas constantes do prefeito Marcelo Ascoli (PSL), durante período eleitoral, a área de lazer se transformou num amontoado de lixo, brinquedos sucateados, matagal e sujeira. A reportagem do RN flagrou inclusive um padrão de energia elétrica improvisada (sem relógio) com a fiação exposta, fator de preocupação para algumas poucas mães que deixam os filhos brincarem na areia, temendo curto circuito e fazer das crianças, vítimas do descaso. No local, todas as quartas-feiras, acontece a feira semanal.
O matagal toma conta do que seria um espaço de lazer comunitário, revitalizado em 2012 e que mereceu uma repaginada em 2014. Os equipamentos da academia a céu aberto não estão mais lá. Não se sabe se foram roubados ou levados por alguma razão pela Prefeitura. O escorregador onde algum dia as crianças brincavam, foi improvisado para ponto do descarte de lixo. Os sacos plásticos estão há tanto tempo ali, que a degradação dos resíduos produziu um líquido escuro, fétido, provavelmente chorume.
Como é natural, os moradores das redondezas estão indignados com a situação. A frente da casa do senhor Isauro Ribeiro, 50 anos, está praticamente obstruída pelo entulho que acumulou na calçada. Em novembro, ele resolveu atender a convocação da Prefeitura para a população limpar seus quintais, porque estava programado um mutirão no bairro, mobilizando equipamentos próprios e a empresa contratada para fazer o serviço.
O tal mutirão só ficou na promessa. Todo o material que ele tirou do quintal (utensílios inservíveis, galhos) está acumulado, prejudicando inclusive o escoamento da enxurrada. Estamos abandonados em meio ao lixo, ao descaso e apouco vergonha daqueles que foram eleitos para cuidar da cidade, desabafa, ao afirmar que após eleito, o prefeito praticamente desapareceu da feira livre.