Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Longen diz que aumento dos juros ameaça produção industrial

Redação de Noticia

29 de Abril de 2010 - 13:43

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, apontou o ajuste da taxa básica de juros, anunciado ontem (28/04) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, como uma medida que pode interromper o ritmo de crescimento da indústria. “O Governo está pressionando a queda do consumo, sob pretexto de evitar a alta da inflação. Mas, é preciso considerar que esta medida pode produzir efeitos negativos no setor empresarial”, avisa.

Na avaliação de Longen, o aumento de 0,75 ponto percentual, elevando a taxa Selic de 8,75% para 9,50% ao ano, pode resultar no médio prazo na suspensão de investimentos e projetos de expansão. “O aumento dos juros gera insegurança, principalmente porque o Copom atribui o risco de aumento da inflação a setores estratégicos, como alimentação, por exemplo”, lamenta.

Para o presidente da Fiems, a indústria não é base inflacionária, mas sim a grande mola que faz avançar o desenvolvimento do país e do estado, gerando mais empregos e renda. “Aqui em Mato Grosso do Sul a indústria está promovendo a diversificação da economia e ampliando oportunidades para empresários e trabalhadores”, comdenta.