Sidrolandia
Lula vai conversar seriamente com Lugo sobre fronteira
Campo Grande News
29 de Abril de 2010 - 09:16
O presidente Lula (PT) afirmou que pretende conversar muito seriamente com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, sobre a situação na zona de fronteira. Na segunda-feira, Lula e Lugo vão se reunir em Ponta Porã.
Nós pretendemos anunciar na segunda medidas comuns que vamos tirar e pretendemos discutir a questão das pessoas do Paraguai que estão no Brasil. Até a revisão do refúgio [dos supostos membros do EPP] vamos ter que discutir com o presidente Lugo, afirmou Lula, conforme o jornal Folha de São Paulo.
A violência na fronteira se acirrou nos últimos dias. No dia 22, quatro pessoas, sendo dois brasileiros, foram assassinadas em uma fazenda no interior do Paraguai.
Em seguida, foi declarada zona de exceção em cinco dos 17 departamentos (Estados) do país. Inclusive no de Amambay, que faz fronteira com Mato Grosso do Sul. O objetivo da medida é combater o grupo armado EPP (Exército do Povo Paraguaio).
Já nesta semana, o senador paraguaio Robert Acevedo foi vítima de um atentado. Na ação, o motorista e o segurança do senador foram assassinados.