Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 25 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Luto Oficial: Aos 97 anos, morre Acelino Roberto Ferreira, o senhor Uru, um dos pioneiros da cidade

O senhor Uru, como era conhecido, nasceu em 17 de março de 1920 na Fazenda Limoeiro, propriedade na saída para Quebra Coco.

Flávio Paes/Região News

08 de Janeiro de 2018 - 13:14

Morreu nesta segunda-feira no seu apartamento na Capital, aos 97 anos, o pecuarista Acelino Roberto Ferreira, que ao longo de quase 9 décadas teve toda uma trajetória de vida ligada a Sidrolândia, antes mesmo da cidade se tornar município. O senhor Uru, como era conhecido, nasceu em 17 de março de 1920 na Fazenda Limoeiro, propriedade na saída para Quebra Coco, quando tudo isto era território de Campo Grande que deu origem a Sidrolândia.

8 anos ele estava acamado, não andava, se alimentava por sonda. O pecuarista deixa a esposa, dona Dalva Malaquias, 80 anos, seis filhas, seis netas, um neto e dois bisnetos. Foi prefeito, vice-prefeito de Sidrolândia, delegado de polícia e presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul). A unidade central de saúde leva o seu nome.

Dono de propriedades na divisa com a Reserva Indígena Buriti, sempre teve bom relacionamento com os índios, sendo um dos patronos da festa anual de São Sebastião, padroeiro da comunidade. “Era uma pessoa muito respeitada, que todo mês de janeiro doava duas reses para o churrasco comemorativo da festa”, informa Valcélio Figueiredo, ex-cacique, filho e sobrinho dos fundadores da Aldeia Tereré.